Umuarama, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/12/2018

Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

O cartunista, artista e empreendedor cultural Marcos Vaz recebeu oficialmente na noite da última quarta-feira, 12, o título de Cidadão Honorário de Umuarama. O projeto que outorgou a honraria é de 1995 e foi proposto pelo então vereador Mauro Spina. Marcos só foi titulado agora, pois a data do recebimento da honraria quem decide é o homenageado.

Dentre as autoridades presentes, além dos parlamentares da Casa, estava o Secretário Municipal de Defesa do Consumidor, Aparício Bernardo Calderaro Junior, que compôs à mesa principal representando ainda o Prefeito, Celso Luiz Pozzobom.

Também ocupou lugar à mesma o ex-vereador nas legislaturas de 1983/1988, 1997/2000 e 2001/2004, tendo também ocupado o cargo e presidente da Câmara Municipal de Sr. Arnaldo Rodrigues da Silva, que n representou o autor do projeto que concedeu a honraria a Marcos Vaz, Mauro Spina, que não pôde comparecer à solenidade por motivos de saúde.

A presidente Maria Ornelas discursou endossando qualidades cruciais da personalidade de Vaz, marcas essas que fizeram diferencial em sua vida profissional, lhe projetando nacional e internacionalmente pela criatividade e a forma lúdica que trabalhar os quadrinhos com mensais pontuais relativas a temas importantes do contexto social, características as quais também foram lembradas por Aparício Calderaro Junior em sua explanação.

Arnaldo Rodrigues da Silva, a fazer uso da palavra em nome de Mauro Spina. Rodrigue ressaltou a gratidão de Umuarama para com mais este filho ilustre. “Não me considero o autor, mas, um simples mensageiro do anseio de vários umuaramenses, principalmente ligados a educação e a cultura, de forma que o que fizemos foi referendar o carinho de nosso povo por você, Marcos Vaz”, disse Arnaldo em nome de Mauro Spina.

COMPROMISSO RENOVADO

Após ser titulado, Marcos Vaz usou a tribuna para expressar sua gratidão pelo momento, que, de acordo com ele, foi no tempo de Deus, numa alusão a lacuna de 23 anos desde a sansão da Lei que tornou oficial a honraria, até o recebimento material da mesma. Vaz também reforçou que mais do que nunca o Umuaraminha esteve tão atual, levando em conta o momento delicado que os índios presentes no território nacional atravessam por conta de demarcações de terras. O Umuaraminha foi o primeiro personagem criado pelo cartunista, sendo o mesmo inspirado nos índios Xetá, que habitavam a região de Umuarama antes do processo de colonização. 

“É uma honra para mim receber esta homenagem, neste momento de tempos novos em que a sociedade e a política passam por transformações. Agora, a responsabilidade não é mais só do poder público, ela é de todos nós. E, poder publico está sentindo isso também, porque as pessoas estão cobrando mais. Cada um de nós, participando, vamos fazer a mudança, que, na verdade, começa dentro de cada um”, pontou.

BIOGRAFIA DO HOMENAGEADO

O cartunista Marcos Vaz construiu uma sólida carreira como artista das revistas em quadrinhos, tendo publicado mais de uma centena de gibis e jornais ilustrados, que contribuíram de forma substancial com a arte e educação de crianças por todo Brasil. Suas publicações somadas tiveram tiragem superior a 20 milhões de exemplares. O personagem Umuaraminha tornou-se uma referência cultural em Umuarama, ao remeter à lembrança dos índios Xetá, que habitaram a região no passado e constituíram uma tribo indígena  que despertou o interesse de pesquisadores de todo o mundo, pois viviam em moldes de seis mil anos e, apesar do esforço internacional para preservá-los, através da criação da Reserva Indígena Xetá, não resistiram ao contato com o homem branco e foram extintos. O Umuaraminha, embora tardiamente, é um tributo à nação Xetá e marca época para um povo sem tempo.

Marcos Roberto Vaz é Formado em Letras pela FAFIU – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Umuarama - PR

Especialista em Marketing pelo Centro Europeu de Curitiba - PR

Especialista em Empreendedorismo Social pela UNINDUS - Curitiba - PR

Fundador e presidente do Instituto Brasilzinho Educar para Transformar - Curitiba - PR

Criador do personagem Brasilzinho, criado em homenagem ao Brasil em 1997 e lançado oficialmente no Rio de Janeiro, durante as comemorações alusivas aos 500 anos do descobrimento.

É professor, arte educador, profissional de marketing, empreendedor social, mas sua grande paixão mesmo são as histórias em quadrinhos educativas e institucionais, daí se caracterizar mesmo como cartunista. Natural de Tamboara, no Paraná, mudou-se para Umuarama antes de completar dois anos de idade. Neto e filho de mineiros, nasceu de José Francisco Vaz e Juracy Rita de Jesus. Tem como irmãs: Aparecida de Fátima Vaz Rogoni, Salete das Graças Vaz Gazzi e Adriana Vaz. Foi em Umuarama que deu início, ainda na tenra infância, ao seu trabalho como artista das histórias em quadrinhos. Antes de aprender a escrever já enchia seus caderninhos de historinhas, mesmo sem o texto. Seu sonho: ser um grande cartunista. Sua inspiração: Mauricio de Sousa. E o que era uma brincadeira começou a se tornar um trabalho sério.

Em 1986 criou a Turma do Brilhante, que contava com um personagem bem diferente, o índio Umuaraminha, desenvolvido pelo cartunista como homenagem à sua cidade. Dois anos depois desenvolveu um projeto, com a ajuda de sua professora de português, Judith Barbisan, que tinha por objetivo fazer dele o mascote da cidade. Paralelamente Marcos já havia trabalhado em uma agência de publicidade da cidade, a Tok Final, e era assessor de imprensa do Sindicato dos Bancários, onde produziu diversas charges e cartuns.

Em 1990 o Projeto Umuaraminha encontrou eco na sociedade umuaramense e por iniciativa dos vereadores, que escreviam a Lei Orgânica Municipal, o personagem foi incluído na carta magna como símbolo oficial da cidade, ao lado da bandeira, do brasão e do hino municipal. Umuarama foi a primeira cidade brasileira a transformar um personagem de histórias em quadrinhos em símbolo oficial, fato que foi destaque na revista VEJA.

Marcos também autor da Cartilha da Justiça em quadrinhos, em 1992, com 02 milhões de exemplares, vencendo seletiva concorrida por nomes como Mauricio de Sousa e Ziraldo. Outra criação foi Curitibinha, lançado em homenagem aos 300 anos da Capital Paranaense no ano de 1993. Em 95, o Curitibinha desfilou na Escola de Samba Unidos da Ponte, do grupo principal do carnaval do Rio de Janeiro, em homenagem ao estado do Paraná.

Nesta trajetória, surgem os personagens Paranazinho e Brasilzinho, em 1997, criados para um gibi AMAPAR – Associação dos Magistrados do Paraná. Neste mesmo ano Marcos Vaz funda a MARV PRODUÇÕES LTDA, empresa do artista que passa a agenciar o seu trabalho. No ano posterior, em 98, foi congratulado com o Prêmio Árvore do Sucesso e, com o Prêmio Personalidade Empreendedora do Paraná, em 1999, seguido do Prêmio Medalla a La Integración Símon Bolívar. Um ano mais tarde, em 2001, o Juizado da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça do Paraná lança a revista Brasilzinho Estatuto da Criança e do Adolescente. O personagem teve uma série de outras atribuições, estampando quadrinhos, foi tema de portal na área educacional, além de ganhar sua própria cartilha em quadrinhos, voltada à divulgação dos direitos do trabalhador, no ano de 2004.

Em 2005 o Curitibinha volta a ser premiado, desta vez com reconhecimento nacional pelo material no qual o personagem aborda a Alimentação Segura e Saudável. No ano posterior, é lançada a Cartilha da Justiça em quadrinhos, que foi revisada e estrelada pelo Brasilzinho. Outra criação aconteceu 2007, ano de lançamento da Coleção Cidadania em Quadrinhos, composta pelas revistas Menino Brasil, Cidadania, Cartilha da Justiça, Adoção e ECA. Neste mesmo ano, cria o Instituto Brasilzinho Educar para Transformar, organização não governamental focada em educação fundado em janeiro de 2008.

Entre 2008 e 2009 Marcos Vaz residiu em Curitiba e no Rio de Janeiro, onde realizou

diversas visitas a escolas, divulgando a Cartilha da Justiça e o Brasilzinho. Em setembro de 2009 o artista volta a morar em Umuarama, sua cidade natal e cria a Revista Kids Mais, com a qual trabalharia até o final do ano de 2014.

Neste período, em 2010, lança o Concurso Pequeno Cidadão, que consistia de frases em defesa da natureza, voltado aos alunos da Rede Municipal de Ensino. Também dá início ao Projeto Cidadania em Quadrinhos, juntando filhos de rotarianos com crianças do Abrigo Tia Lili, que uma vez por semana, durante três meses, tiveram aulas de histórias em quadrinhos e cidadania, atuando como arte-educador.

Em 2010 também recebe o Prêmio Nacional de Marketing Unimed, na categoria Ações de Relacionamento com o Cooperado, por conta da revista em quadrinhos produzida para a campanha “Plantão Médico não é Consulta, é Socorro”, da Unimed Noroeste do Paraná.

2011 marcara a atuação internacional do cartunista, que lança na Europa a Cartilha do Direito Internacional do Trabalho para a ANAMATRA. Publicada em parceria com a OIT – Organização Internacional do Trabalho, a revista ganha versões em português, inglês, francês e espanhol. Marcos Vaz percorre vários países divulgado o lançamento, que ocorreu em Genebra, Suiça, durante a 100ª Conferência Mundial do Trabalho, realizada na sede da ONU na Europa.

Outra performance internacional se deu 2012, momento em que lançou no Japão o Gibi bilíngue do Brasilzinho (português e japonês).

O Personagem Curitibinha ganha um novo capítulo em sua história no ano de 2013, através da coletânea: Cidade Sorriso dos Mortos Vivos. As revistas institucionais de Marcos Vaz chegam a 23 dos 27 estados brasileiros. Surgem os personagem que representam todos os estados brasileiros e que passam a compor a galera do Brasilzinho.

Dois mil e quatorze fica marcado pelo lançamento do Almanaque do Umuaraminha, em quadrinhos, que chega a todos os alunos das escolas públicas e particulares de Umuarama. É lançado ainda o gibi Brasilzinho Astronomia, por ocasião da realização da 1ª Jornada de Ensino de Astronomia.

Em 2015 ocorre o lançamento do calendário Umuaraminha 2015, das revistas Umuaraminha Diga NÃO ao Trabalho Infantil e Umuaraminha  Combate ao Abuso Sexual Infantojuvenil, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, a revista Umuaraminha Nota Fiscal Amiga e Umuaraminha; Todos Juntos pelo Meio Ambiente. A AMB lança também a nova versão da Cartilha da Justiça em Quadrinhos, totalmente reformulada e distribuída em todo Brasil. São lançadas ainda as revista Brasilzinho Combate À Dengue e Brasilzinho Lugar de Criança é na Escola, todas em formato de histórias em quadrinhos.

No ano de 2016 Marcos Vaz resgata o Jornal do Umuaraminha, que passa a ser publicado bimestralmente, dentro do ano letivo. Em 2017 acontece à volta do Curitibinha às salas de aula dos alunos da Rede Municipal de Ensino da Capital Paranaense. Em 2018 o personagem comemorou 25 anos com o lançamento do álbum e da exposição comemorativa que celebra seu Jubileu de Prata. A abertura foi realizada na Gibiteca de Curitiba, no dia 20 de novembro, e a exposição pode ser visitada até 22 de fevereiro de 2019.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama
Cartunista Marcos Vaz é titulado Cidadão Honorário de Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal