Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/12/2018

Prefeitura de Umuarama auxilia ICMBio Rio PR a destruir material de pesca predatória

Prefeitura de Umuarama auxilia ICMBio Rio PR a destruir material de pesca predatória

Uma equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio Rio Paraná, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e responsável pela gestão do Parque Nacional de Ilha Grande, destruiu material de caça, pesca irregular e predatória no pátio de máquinas da Prefeitura de Umuarama, nesta quarta-feira, 12, com apoio da Secretaria Municipal de Serviços Rodoviários. Os materiais – gaiolas, varas de pesca, molinetes e carretilhas – são referentes a processos já finalizados, que resultaram de apreensões nos últimos anos.

As apreensões, conforme o chefe do núcleo de gestão integrada do ICMBio Rio Paraná, Erick Caldas Xavier, ocorrem quando os pescadores atuam dentro do período de reprodução dos peixes migratórios (a piracema), ou quando pescam quantidades acima do permitido ou exemplares abaixo das medidas mínimas.

“O Parque Nacional de Ilha Grande se estende desde Icaraíma até Guaíra, com dezenas de ilhas, lagos e canais que são constantemente fiscalizados. As apreensões, embora estejam diminuindo nos últimos anos, ainda são realizadas com frequência, principalmente envolvendo pescadores de outras regiões que vem fazer turismo no rio Paraná e desconhecem as regras”, explicou Xavier.

Redes, espinheis e cordas para anzol de galho, entre outros petrechos, são destruídos nas próprias unidades, porém as varas e molinetes exigem um rolo compactador. “Graças à parceria com a Prefeitura de Umuarama, que sempre tem nos atendido, realizamos aqui no pátio a destruição desse material”, acrescentou o chefe do ICMBio Rio Paraná, que estava acompanhado dos fiscais Fernando Favaro e Pablo Kirchhein.

O secretário Mauro Liutti informou que foram destruídos 56 conjuntos de varas com molinetes e carretilhas, além de duas gaiolas e outros petrechos. “Os resíduos depois foram levados para reciclagem no Aterro Sanitário Municipal, onde tiveram a destinação correta”, completou. A sede do ICMBio Rio Paraná é na Avenida Rio de Janeiro, próximo à Praça Dr. Antônio Moraes de Barros, na Zona 2 de Umuarama, e o telefone para contato é o (44) 3624-1776.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura de Umuarama auxilia ICMBio Rio PR a destruir material de pesca predatória
Prefeitura de Umuarama auxilia ICMBio Rio PR a destruir material de pesca predatória

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal