Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

12/12/2018

Trabalho com HIV de Umuarama será certificado pelo Ministério da Saúde

Trabalho com HIV de Umuarama será certificado pelo Ministério da Saúde

O prefeito Celso Pozzobom e a secretária municipal de Saúde, Cecília Cividini, receberam na manhã desta terça-feira, 11, no gabinete, a visita de membros da Equipe Nacional de Validação (ENV) e da representante do Departamento de IST/HIV/Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Maria Vitória Ramos Gonçalves. Umuarama é o segundo município do país a solicitar a certificação para o trabalho das equipes de acompanhamento dos casos de HIV/Aids após erradicar a transmissão vertical do vírus, num processo iniciado em setembro de 2017.

Toda a rede de assistência do município será avaliada pela equipe, quanto a acolhimento, testagem, assistência e direitos humanos, e em breve a cidade poderá receber a certificação – a primeira a obter o certificado no país foi Curitiba. “Como se trata de um processo, após a ENV deveremos receber a equipe de certificação. É uma grande conquista para Umuarama, que já é referência no tratamento a pessoas com HIV e poderá contribuir com outros municípios, repassando técnicas, conhecimentos e experiências”, disse a secretária Cecília Cividini.

A assistente social do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Maria de Lourdes Gianini,  informou que Umuarama conta hoje com certa de 330 pessoas em tratamento de HIV/Aids. Porém, há cerca de 8 anos não é registrado um caso de criança infectada pela mãe, durante a gestação. A transmissão vertical é infecção do bebê a partir da mãe, ainda no útero ou recém-nascido, durante o parto. As vias de contágio são a gestação, o parto e a amamentação – risco que pode ser diminuído e até eliminado com acompanhamento, medicação na dose certa e alguns cuidados especiais.

Para obter a certificação, toda a rede de atendimento é avaliada e precisa estar em sintonia, incluindo hospitais, unidades básicas de saúde, maternidade, laboratórios, ONGs e centros de assistência social, entre outros atores. “A própria rede de fortalece durante o processo de certificação, pois passa a trabalhar mais alinhada, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da OPAS (Organização Pan-americana de Saúde)”, lembrou Maria Vitória. O trabalho é multidisciplinar, pois envolve avaliações da assistência, vigilância epidemiológica, tratamento e até direitos humanos.

Além de Maria Vitória, a equipe é composta pelas técnicas Ellen Zita, Carmen Domingues, Maria Alix e Maria Tereza. O prefeito Celso Pozzobom deixou a Prefeitura à disposição das quatro técnicas que compõem a ENV e da representante do Ministério da Saúde.

“Tudo que vem para agregar é bem-vindo, uma vez que buscamos constantemente melhorar os serviços prestados à população em todas as áreas, especialmente a saúde. Este é um setor que tem melhorado muito nos últimos dois anos, com a redução das demandas represadas, aumento da infraestrutura e maior oferta de serviços. Essa certificação, a segunda em todo o país, vem coroar este trabalho e traz também o compromisso de manter a qualidade no atendimento, melhorando onde for possível”, comentou Pozzobom.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Trabalho com HIV de Umuarama será certificado pelo Ministério da Saúde
Trabalho com HIV de Umuarama será certificado pelo Ministério da Saúde
Trabalho com HIV de Umuarama será certificado pelo Ministério da Saúde

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal