Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

01/12/2018

Saúde abordou sexualidade com alunos do Pedro II em Umuarama

Saúde abordou sexualidade com alunos do Pedro II em Umuarama

A equipe do Ambulatório de Infectologia/ Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde finalizou nesta sexta-feira, 30, o Projeto Sexualidade na Escola, desenvolvido em parceria com o Colégio Estadual Pedro II, envolvendo cerca de 70 alunos das turmas do 9º ano. Ao longo do ano, os estudantes tiveram palestras, orientações e visitas da equipe e desenvolveram cartazes, bonecos, uma apresentação cultural com paródia e também orientaram os visitantes de outras turmas.

Segundo o chefe da Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), Hildacir Staut, disse que o projeto busca levar o estudante a conversar sobre sexualidade, prevenção em saúde e infecções sexualmente transmissíveis. “Pela criatividade demonstrada nos desenhos e objetos que eles produziram, dá pra ver que o objetivo foi atingido. Eles entenderam a proposta e absorveram os conteúdos”, apontou.

A camiseta temática da campanha preparada para o Dia Mundial Contra a Aids teve, inclusive, a logo desenvolvida pelos alunos do projeto, iniciado em abril no Colégio Pedro II. “Além da sexualidade, que é um assunto normal nessa fase da vida dos alunos, trabalhamos temas como sífilis, hepatites virais, HIV/Aids, questões de gênero, herpes, métodos contraceptivos e riscos de práticas comuns entre os adolescentes, como o uso do narguilé”, explicou a psicóloga Lucinéia Ceolin, coordenadora do projeto.

Em anos anteriores o projeto já foi realizado nas escolas estaduais Hilda Kamal, Padre Manoel da Nóbrega, Vereador José Balan, Tiradentes e Serra dos Dourados, sempre em parceria com técnicos do colégio Hilda Kamal. Além disso, neste ano a equipe visitou 19 escolas estaduais para realizar palestras de orientação. No Pedro II, o projeto teve o apoio da pedagoga Idaie e das professoras Marineide, Jaquicilene, Ione e Cristina Kely. Acompanham a finalização do projeto a diretora da Secretaria de Saúde, Renata Campagnole de Oliveira, a enfermeira Andréia Balan, coordenadora da Vigilância Epidemiológica, e a chefe do Núcleo Regional de Educação, Leonice Lozovoy.

O encerramento do projeto integra as atividades do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, abertas no último dia 26. Nesta semana também houve atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, organizadas pelas próprias equipes, e dia 7 acontece o “Dia D” da campanha na Praça Miguel Rossafa, com orientações, panfletagem e testagem rápida para a população das 8h às 11h e das 13h30 às 16h.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Saúde abordou sexualidade com alunos do Pedro II em Umuarama
Saúde abordou sexualidade com alunos do Pedro II em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal