Umuarama, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

16/10/2018

Ação do Sistema Fiep valoriza a cultura nativista no Paraná 

Ação do Sistema Fiep valoriza a cultura nativista no Paraná 

Durante o mês de novembro, a Mostra Nativista circulará por cinco cidades do interior do Estado em caráter de resgate cultural com diversos espetáculos

Trovadores, gaiteiros, coreografias de invernadas, cantores, músicos, bailarinos e compositores de música regional. Todos esses talentos da cultura paranista vão ganhar espaço de destaque na Mostra Nativista do Sistema Fiep. Durante o mês de novembro, a ação vai apresentar artistas do gênero, convidados através da curadoria do renomado cantor ítalo-gaúcho Délcio Tavares, para promover um grande espetáculo nas cidades de Cascavel, Palmas, Capanema, Ponta Grossa e Umuarama. Além de atuar como mestre de cerimônias, Délcio e trio fecham cada uma das edições com uma apresentação especial.

De acordo com a coordenação da Mostra, a ação surgiu de uma demanda percebida em artistas do interior do estado que clamavam por mais iniciativas que valorizassem as expressões culturais associadas ao nativismo no Paraná. A ideia é promover um resgate da cultura do tradicional nativismo e tornar ainda mais notórias as milongas, chamamés, fandangos, costumes, folguedos e demais tradições regionais. Um repertório produzido com qualidade e propriedade por músicos, cantores, bailarinos e compositores locais. 

A seleção dos talentos que vão subir ao palco da Mostra ficará sob as diretrizes da Gerência de Cultura do Sesi Paraná com o amparo da curadoria especializada do músico Délcio Tavares. Vencedor de diversos festivais nativistas e agraciado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul com o Prêmio Vitor Mateus Teixeira por duas vezes, Délcio é o representando oficial do Brasil no Festival de Música de San Remo, na Itália. 

A Mostra Nativista do Sistema Fiep tem a parceria do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Paraná que abrirá seus Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) espalhados pelo estado para receber a iniciativa. Com entrada franca, a ação passará por Cascavel (5/11), Palmas (8/11), Capanema (10/11), Ponta Grossa (13/11) e Umuarama (15/11). Informações detalhadas sobre a circulação seguem abaixo. Mais dados podem ser obtidas pelo site: www.sesipr.com.br/cultura.

SERVIÇO
SESI CULTURA PARANÁ APRESENTA
Mostra Nativista do Sistema Fiep
Período de circulação: de 5 a 15 de novembro
Horário: 20h
Duração: 1h30
Valor: entrada franca
Classificação: livre
Realização: Sistema Fiep
Parceria: Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado do Paraná – MTG/ PR
Produtora: Starshow - Carla Cristina Corrêa
Artista convidado/ Direção artística: Délcio Tavares, sob as diretrizes da Gerência de Cultura do Sesi PR

CIDADES DE CIRCULAÇÃO
Cascavel: 5 de novembro, às 20h
CTG Estância Colorada | Rua Epitácio Pessoa, 123 – Parque São Paulo 
Palmas: 8 de novembro, às 20h
CTG Campos de Palmas | Rod. Prt. S/n. 280KM
Capanema: 10 de novembro, às 20h
CTG Sentinela da Fronteira | R. Otávio Francisco de Matos, 1154/1198 - Centro
Ponta Grossa: 13 de novembro, às 20h
CTG União Vila Velha | Rua Alfazema, Colônia Dona Luiza
Umuarama: 15 de novembro, às 20h
Centro Cultural Vera Schubert | Avenida Rio Branco, 3633 – Zona 1


Mais informações
www.sesipr.com.br/cultura
www.facebook.com/sesiculturapr

SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2017, mais de um milhão de espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 8,4 mil ações culturais realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de uma forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal