Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/10/2018

Prefeitura oferece a moradores de rua curso de operador de trator agrícola

Prefeitura oferece a moradores de rua curso de operador de trator agrícola

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Umuarama abriu um curso que pode ajudar a mudar a vida de pessoas que vivem nas ruas da cidade e procuram uma oportunidade profissional. Nesta semana, entre os dias 15 a 19, cerca de 15 moradores de rua participam do treinamento para operador de trator agrícola, com carga de 40 horas, atividades práticas e boas perspectivas de contratação em usinas da região.

A parte teórica será ministrada no Centro da Juventude (Ceju) e o público-alvo são os frequentadores do Centro Pop (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua). No curso, os participantes serão capacitados – do ponto de vista teórico e prático – a desenvolver habilidades como operadores de trator agrícola, para atuar de forma segura, com o instrutor Roger Bruno Brambila Giopatto.

A psicóloga Francielle Nelli Palma também oferecerá suporte com orientações, proporcionando um espaço para a promoção da prática em relacionamentos interpessoais, fortalecendo, efetivando e ampliando compreensões participativas na sociedade e no mundo do trabalho.

A secretária de Assistência Social do município, Izamara Amado de Moura, disse que o curso tem o apoio do prefeito Celso Pozzobom. “Queremos oferecer essa oportunidade para os moradores de rua que querem voltar ao mercado de trabalho. Além da qualificação técnica, eles terão orientações psicológicas em um espaço de experimentação de contatos, de forma a agregar valores e provocar neles a busca pela participação e construção de relações interpessoais, ou seja, o curso trabalho dois dos aspectos mais importantes para a reintegração social co morador de rua”, apontou.

“Vamos levar os participantes a conhecer questões de segurança na manutenção e operação do trator, simbologia universal, painel de instrumentos e cabine do operador, funcionamento e utilização da embreagem, procedimentos de operação, identificação de componentes do motor, entre outros conhecimentos básicos para que eles possam executar as funções na prática. É uma oportunidade e tanto para que quer uma vaga no mercado de trabalho, e isso pode de fato mudar a vida dessas pessoas”, disse o instrutor Roger Bruno, que trabalha com cursos voltados a esse público-alvo e relata bons exemplos de sucesso.

Além disso, os participantes também serão instruídos sobre manutenção e inspeção diária (aplicação de checklist), conhecimentos sobre elétrica e hidráulica, conceitos sobre condução econômica, conhecimentos sobre perdas e pisoteio na lavoura e treinamento prático sobre manobras. Serão utilizados materiais expositivos, visitas técnicas a empresas (como a John Deere e a Usina Santa Terezinha), prova avaliativa, técnicas de grupo, dinâmicas, verbalização, escuta e troca de experiências.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal