Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Policial

13/09/2018

Receita Federal apreende mercadorias irregulares no correio de Umuarama

Receita Federal apreende mercadorias irregulares no correio de Umuarama

Fiscais da Receita Federal de Foz do Iguaçu estão em Umuarama na tarde desta quinta-feira, 13, realizando vistoria em documentação e mercadorias enviadas pelos Correios. A agência Central de distribuição Domiciliar (CDD) é o alvo da equipe.

De acordo com os fiscais, o objetivo é identificar mercadorias importadas, que estão sendo remetidas sem notas fiscais, comprovante de importação e pagamento de imposto. 

“Os Correios exigem nota fiscal, ou declaração de conteúdo, mas como não possuem a atribuição de fiscalizar o conteúdo, nossa função é descobrir se a mercadoria está regular através de um levantamento de notas fiscais – quando possuem – ou dos remetentes e destinatários”, explica Vagner Souza, auditor fiscal e supervisor.

O fiscal lembra que este tipo de ação da Receita Federal é rotineiro. “A cada semana nós verificamos uma agência dos Correios em nossa área de jurisdição”. As mercadorias apreendidas são encaminhadas à Delegacia da Receita Federal e os proprietários serão intimados a apresentar documentação.

Ainda de acordo com fiscal, a maioria das mercadorias apreendidas nestas ações, é oriunda do Paraguai e comercializada através de sites de e-commerce (vendas pela internet).

“Nós temos apreendidos desde mercadorias como tapetes, vestuários, até computadores, telefones celulares, bebidas. Sempre acontecem casos de encontrarmos anabolizantes, medicamentos, munições, peças de armas e até entorpecente”, explica.

Segundo os agentes da Receita Federal, se uma pessoa efetua uma compra num site de vendas, paga por ela no cartão de crédito e a mercadoria acaba sendo apreendida, em seu código de rastreamento também aparece uma notificação de que o produto foi recolhido pela Receita Federal.

“Quem perde é o vendedor. O comprador comunica o site responsável pela venda e  por sua vez comunica o vendedor, que deverá devolver o dinheiro ou emitir um novo produto”, encerra Souza. A quantidade de mercadorias e seus valores não foram divulgados, pois os trabalhos não foram encerrados até a publicação deste texto.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | O BEMDITO

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal