Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

18/08/2018

Nova sinalização em Umuarama reduz estacionamento em vias que receberam recapeamento

Nova sinalização em Umuarama reduz estacionamento em vias que receberam recapeamento

Em cumprimento ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e atendendo demandas que surgiram durante as reuniões e audiências de elaboração do Plano de Mobilidade de Umuarama, a Diretoria de Trânsito do município (Umutrans) informa que algumas vias que recentemente receberam recapeamento asfáltico terão áreas de estacionamento reduzidas para favorecer o fluxo de veículos. As vias estão recebendo sinalização já com as adequações.

A diretora da Umutrans, Dianês Maria Piffer, explica que tem recebido reclamações dos mais diversos setores quanto à falta de espaço de tráfego em vias estreitas da cidade. "Esse 'aperto' tem prejudicado o trabalho do Corpo de Bombeiros, das ambulâncias do Samu e viaturas da Polícia Militar, civil e da Guarda Municipal, além de impactar os demais usuários.

Os motoristas do transporte coletivo urbano também enfrentam muita dificuldade nessas vias, o que atrasa os horários, incomoda os passageiros e aumenta o risco de acidentes", explicou.

Em Umuarama, diversas ruas contam com menos de 6 metros de largura e estacionamento dos dois lados. O ideal, de acordo com o CTB, é que as vias tenham 2,80 metros em cada sentido (que somam 5,60m para passagem de veículos) e mais 2m para estacionar – totalizando 7,60m. "Para comportar estacionamento dos dois lados, seriam necessários 9,60m. Como deixar o espaço nos dois sentidos se a via pública tem 6 metros de largura, ou menos?", questiona Dianês.

Por conta dessa adequação, a empresa que realizou o recape e também executa a sinalização horizontal já está realizando o serviço conforme as normas. "Para garantir mais mobilidade, algumas dessas vias terão estacionamento apenas em um dos sentidos. Estamos adotando essas medidas desde o início desta gestão e os resultados são satisfatórios, apesar do impacto inicial – alguns moradores levam tempo para se adaptar", acrescentou a diretora da Umutrans.

O prefeito Celso Pozzobom lembra que a elaboração do Plano de Mobilidade, que deve ser concluído até o final do ano e votado pela Câmara no início de 2019, tem ações de curto, médio e longo prazo e também há ações imediatas, que podem ser definidas e executadas pela autoridade municipal de trânsito. 

"As mudanças surpreendem alguns, mas são pensadas e estudadas antes da implementação. O objetivo é melhorar o trânsito, levando mais segurança e conforto aos usuários. Estamos recuperando a pavimentação asfáltica com várias ações, adequando a sinalização e assegurando mais agilidade e segurança para todos", definiu o prefeito.

RECAPEAMENTO

Com um investimento de R$ 3,5 milhões, a Prefeitura vem recapeando cerca de 50 trechos de ruas e avenidas. Uma das etapas foi iniciada em junho, beneficiando vias que há décadas não recebiam recape, embora concentrem grande fluxo de veículos. Entre as vias contempladas estão trechos da Avenida Flórida, rua Piúna, Avenida das Indústrias (região do antigo IBC), Avenida Rio Branco e Avenida Brasil.

Nesta etapa foram recuperados quase 54 mil m² de asfalto, que somam 8 quilômetros de extensão em 24 pontos diferentes na região da Zona Armazém. Outra frente de trabalho, já iniciada, prevê mais 24 trechos de recapeamento na Zona Dois. O serviço compreende limpeza e lavagem da pista, pintura de ligação, reperfilamento e revestimento em CBUQ, demolição e remoção de meio-fio para execução de rampas e calçadas, limpeza, regularização e compactação de solos, calçamento em concreto, meio-fio e rampa para portadores de necessidade especiais.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal