Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

21/07/2018

Fora do Cibax, Umuarama perde apoio importante para conservar estradas

Fora do Cibax, Umuarama perde  apoio importante para conservar estradas

Com a rejeição dos vereadores ao Projeto de Lei 051/2018, que autorizaria o Executivo a abrir crédito para repassar cerca de R$ 20 mil ao Consórcio Intermunicipal para Conservação da Biodiversidade da Bacia dos Rios Xambrê e Piquiri (Cibax), em sessão extraordinária na última quinta-feira, 19, a Prefeitura de Umuarama perderá o apoio de uma importante patrulha mecanizada conseguida a muito custo junto ao governo do Estado.

A patrulha – composta por motoniveladora, escavadeira hidráulica, trator de esteira, pá carregadeira, rolo compactador, três caminhões e implementos – foi uma conquista do prefeito Celso Pozzobom e demais prefeitos da região, com apoio dos deputados, para readequar e cascalhar quase 90 quilômetros de estradas rurais apenas no município (no total são mais de 200 km em Umuarama, Xambrê, Pérola, Iporã, Francisco Alves e Cafezal do Sul).

A decisão prejudica cerca de 200 agricultores familiares que precisam transportar a produção diária de leite, aviários e outros produtos agrícolas. Com a participação de Umuarama comprometida no Cibax, trechos das estradas Jaborandi (9 km), Jurupoca (3,7 km), Dias (5,3 km), Moema (4,5 km), Pavão (3,5 km), Amarela (7 km), Iara (3,2 km) e Desengano (20 km) deixam de receber a manutenção prevista no plano de trabalho do Cibax.

Sem a liberação dos recursos do projeto de lei, a Prefeitura fica impedida de cumprir o contrato de rateio pela participação no consórcio, no valor de R$ 21.660,00 (destinados à manutenção da entidade), que teria 30 meses de vigência.

O prefeito Celso Pozzobom lamentou a decisão dos vereadores e disse que o prejuízo será grande para os produtores. "Os trechos que deixarão de ser atendidos pela patrulha do Cibax são uma parte significativa das estradas rurais do município, que somam quase 600 quilômetros. Ou seja, o tempo para execução de serviços de readequação, melhorias e manutenção será bem mais demorado e representará custos elevados para a Prefeitura", explicou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal