Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Região

06/07/2018

Processo de regularização fundiária deve atender 472 lotes em Umuarama

Processo de regularização fundiária  deve atender 472 lotes em Umuarama

O presidente da Cohapar (Companhia Habitacional do Paraná) e secretário da Habitação do paraná, Nelson Cordeiro Justus, o prefeito Celso Pozzobom e demais autoridades assinaram nesta quinta-feira, 5, no anfiteatro da Prefeitura, a ordem de serviço para a regularização fundiária de 472 lotes de vários bairros de Umuarama. Nos próximos 10 dias, a empresa contratada pela Secretaria de Estado da Habitação entrará em contato com as famílias, para iniciar o processo e a expectativa é que, em até 24 meses, os lotes estejam regularizados e escriturados.

A documentação é fundamental para garantir o direito à propriedade. Além da segurança, o presidente da Cohapar acrescentou que a regularização traz outras vantagens ao proprietário, como valorização do terreno, garantia de poder transferir o bem aos familiares (por herança) ou a venda por um valor justo, bem como o acesso a financiamentos para obras de reforma e ampliação. “Além disso permite ao município atualizar seu cadastro imobiliário, pois as áreas não documentadas não aparecem nos mapas e nas estatísticas”, acrescentou Justus.

O prefeito Celso Pozzobom destacou que, além dos benefícios, com a regularização os moradores terão acesso a serviços públicos que hoje a Prefeitura não pode implantar, apesar de dispor de recursos. “Devido à situação desses bairros não podemos executar pavimentação asfáltica nem implantar dispositivos de atendimento à população. Desde o início da gestão, nos preocupamos com a questão legal desses bairros e unimos esforços para chegar a este momento tão importante”, afirmou.

O processo até aqui foi longo e complexo, acrescentou o prefeito, “por isso buscamos apoio de muitas lideranças, como os deputados estaduais Fernando Scanavaca e Márcio Nunes, o deputado federal Osmar Serraglio, a governadora Cida Borguetti e a direção da Cohapar, especialmente o seu presidente. A companhia vai investir R$ 350 mil para a regularização e faremos o possível para que as famílias tenham acesso aos documentos sem custos”, completou Pozzobom.

Com a regularização, o prefeito pretende estender a esses bairros o mesmo cuidado que a Prefeitura tem com o restante da cidade, em termos de serviços públicos, “como a pavimentação, o recape asfáltico e a micropavimentação que estão atendendo bairros em todas as regiões de Umuarama, melhorando as condições de tráfego e a qualidade de vida da população”, finalizou.

O vice-prefeito Hermes Pimentel da Silva lembrou que a regularização teve seu empenho pessoal, pois sempre foi uma de suas prioridades. “Ao final do processo todos receberão a escritura da propriedade, pois hoje não são legalmente donos das casas onde vivem. Em breve os bairros vão receber engenheiros, topógrafos e a equipe que farão as demarcações e projetos. Em 24 meses no máximo as famílias terão a posse definitiva, que dá garantias para acesso a financiamentos e valorização, na hora da venda deste imóvel”, informou, lembrando que o processo foi iniciado pelo então governador Beto Richa e teve sequência com a colaboração do deputado Scanavaca.

Serão beneficiados com a regularização donos de lotes no Jardim Nova Esperança (159), Mutirão Parque Industrial I (153), Mutirão do Jardim Alvorada (114) e Alto da Glória/ Parque Industrial (46). Acompanharam a solenidade nesta quinta-feira, ainda, a presidente da Câmara, vereadora Maria Ornelas, representantes dos parlamentares e de empresas públicas, vereadores, o secretário de Habitação do município, Mauro Liutti, demais secretários e lideranças da comunidade.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Processo de regularização fundiária  deve atender 472 lotes em Umuarama
Processo de regularização fundiária  deve atender 472 lotes em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal