Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

28/06/2018

Audiência do Plano de Mobilidade Urbana será nesta quinta, na Câmara Municipal de Umuarama

Audiência do Plano de Mobilidade Urbana será nesta quinta, na Câmara Municipal de Umuarama

A Prefeitura de Umuarama, por meio da Diretoria de Trânsito (Umutrans), realiza nesta quinta-feira, 28, às 19h, no plenário da Câmara de Vereadores, audiência pública do Plano de Mobilidade Urbana, que encontra-se em fase de elaboração. O prefeito Celso Pozzobom convoca a sociedade a participar desde momento importante para o planejamento da cidade, através de seus representantes e lideranças da comunidade.

“Precisamos considerar o alcance do projeto para implantar ações e melhorias às condições de trânsito para veículos, ciclistas e pedestres em toda a nossa área urbana. O sistema precisa ser reavaliado e modernizado, para acompanhar o crescimento da frota de veículos e o aumento da população”, convidou. “Portanto, é importante a participação de todos os setores”, disse.

O Plano de Mobilidade envolve muito estudo, pesquisas de rua e na legislação, levantamentos e projeções sobre o trânsito. A diretora da Umutrans, Dianês Piffer, informa que já ocorreram pesquisas com setores da população para determinar os meios de transporte mais utilizados e avaliar as condições das vias públicas, sinalização, calçadas e acessibilidade.

Entre abril e maio ocorreram as pesquisas de fluxo veicular. “Tivemos contagens em diversos cruzamentos, com ou sem semáforos, por meio de filmagens de 12 horas (das 7h as 19h)”, explicou a engenheira Bárbara Marchesini, especialista em trânsito contratada para elaborar a minuta do projeto. Em dias de grande movimento, as equipes ouviram a população sobre o meio de transporte mais utilizado (ônibus, carro, moto ou bicicleta). “Apuramos a opinião dos pedestres sobre condições das calçadas, sinalização das vias e convivência com os veículos no trânsito”, explicou Dianês Piffer.

Uma pesquisa de satisfação ouviu usuários do transporte coletivo no terminal rodoviário urbano e no interior dos ônibus, buscando avaliar as condições do terminal, tempo de espera das viagens, conservação dos veículos, rotas (origens e destinos) e a integração, entre outros pontos. Houve ainda abordagens de ciclistas para identificar trajetos e dificuldades encontradas no trânsito. “O levantamento é bem amplo para que o plano contemple todos os setores. É fundamental a presença da população e a participação efetiva nas discussões, com críticas e sugestões sobre os pontos importantes do plano”, completou Dianês.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal