Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/06/2018

Prefeitura distribui insumos para agricultores da Estrada Cedro e Lovat

Prefeitura distribui insumos para  agricultores da Estrada Cedro e Lovat

O prefeito Celso Pozzobom, o vice Hermes Pimentel e o diretor de Agricultura da Prefeitura, Elídio Pavan, repassaram insumos para melhorar a produtividade de hortaliças e legumes para agricultores familiares. Desta vez, os beneficiados foram cerca de 60 produtores da região da Estrada Cedro e distrito de Lovat, que receberam mais de 340 toneladas de esterco de galinha poedeira para incorporar ao solo.

O programa nasceu da necessidade de apoiar os produtores para elevar a produção municipal e atender aos programas sociais, aumentar a oferta de produtos no mercado local e nas feiras livres. “Ainda hoje vemos mercados comercializando frutas, legumes e hortaliças de fora do município porque a produção local não atende à demanda. Por isso, o prefeito Celso Pozzobom reservou cerca de R$ 1 milhão para ações de incentivo à agricultura nas pequenas propriedades, como a distribuição de insumos”, explicou Elídio Pavan.

Os insumos já atenderam produtores dos distritos de Serra dos Dourados, Santa Eliza, Vila Nova União, residentes nas imediações da sede e agora na comunidade de Lovat, restando apenas a região da PR-489 (saída para Xambrê). “Estamos liberando 1.350 toneladas de esterco de qualidade para mais de 200 produtores, gratuitamente. Isso é resultado das medidas que adotamos no início da gestão, que nos permitiram superavit na arrecadação e investimentos em vários setores”, explicou o prefeito Celso Pozzobom.

Após relembrar as dificuldades do início – com mais de 600 km de estradas rurais para cuidar com apenas uma patrola e duas pás carregadeiras funcionando – o prefeito listou avanços obtidos a partir de 2016, como o reequipamento do pátio rodoviário com diversas máquinas, veículos e implementos; a retomada da conservação de estradas rurais; aquisição de tratores e plantadeiras; disposição de máquinas para curvas de nível nas pequenas propriedades; assistência técnica e insumos para os produtores.

“Precisamos fortalecer nossa produção para suprir a demanda, pois toda a produção da Cooperu (cooperativa dos agricultores) já tem destino certo. O mercado ainda busca muita coisa de fora, ou seja, temos um campo enorme para conquistar, além de atender ao Banco de Alimentos, programas sociais do município, Sacolão do Produtor, que está sendo um sucesso, a merenda escolar, as trocas do Lixo que Vale, enfim, temos destino para tudo que for produzido”, avaliou o prefeito.

Em nome dos produtores, o agricultor Marino Rodrigues Campos – presidente da associação local – agradeceu o apoio da Prefeitura e a preocupação do prefeito Celso com o setor produtivo, do diretor Elídio Pavan e do agrônomo Márcio Rezende, que acompanha de perto os agricultores com assistência técnica e orientações. O produtor César Augusto Mendes recebeu 5 toneladas de esterco e disse que além de aumentar a produção, os custos serão menores porque ele deixou de comprar o insumo no mercado. Ele sustenta a família produzindo milho verde, quiabo, vagem, couve-flor, brócolis e rabanete, entre outras culturas.

A Estrada Cedro recebeu readequação e cascalhamento nos últimos meses, entre a PR-323 e a Capela São Sebastião, e vários quilômetros de estradas próximas também foram readequadas com apoio de emenda do deputado federal Osmar Serraglio no valor de R$ 245 mil.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura distribui insumos para  agricultores da Estrada Cedro e Lovat
Prefeitura distribui insumos para  agricultores da Estrada Cedro e Lovat
Prefeitura distribui insumos para  agricultores da Estrada Cedro e Lovat

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal