Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/06/2018

Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama

Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama

O prefeito Celso Pozzobom apresentou na segunda-feira, 11, em reunião no auditório do Paço Municipal, projeto com propostas para a revitalização da Praça Santos Dumont, um dos logradouros mais importantes do centro de Umuarama, que orienta o fluxo de veículos que circulam pelo comércio. O trabalho contempla melhorias estruturais na praça e no seu entorno – principalmente quanto ao acesso de pedestres e a circulação de veículos –, para que ela volte a ser um ponto de encontro e convívio da população, bem como local apropriado para eventos da comunidade.

Uma das mudanças propostas pela empresa contratada pelo município (para realizar estudos e elaborar o projeto da reforma) foi alongar os canteiros das avenidas que chegam à Santos Dumont, reduzindo o espaço entre o pedestre e a praça. O acesso ganhará mais faixas elevadas (a exemplo das existentes na Avenida Paraná), que obrigam os veículos a reduzir a velocidade. Para orientar o acesso dos frequentadores, a proposta é colocar áreas verdes nas calçadas, com espaços delimitados para entrada e saída da praça.

O projeto traz melhorias na iluminação, na sinalização e na identidade visual. O obelisco deixa de ter espelho d'água e ganha uma base com iluminação colorida. As placas de aço galvanizado darão lugar a acrílico ou acabamento em concreto visível, com cascata de água. O local que antes abrigava a biblioteca municipal será ocupado por um café e uma estação Google Education, além de uma escadaria nova para acesso à parte superior, que receberá o telhado utilizado hoje no palco – que lembra as asas do avião 14 Bis, inventando pelo brasileiro Alberto Santos Dumont – que dá nome à praça.

Em princípio, não haverá mudanças no estacionamento de veículos do contorno, apenas as faixas de circulação serão adequadas para facilitar a travessia de pedestres e disciplinar a passagem de veículos. No futuro, o município poderá – havendo necessidade – implantar fiscalização eletrônica para controle de velocidade. "Queremos favorecer a utilização da praça pela comunidade, que poderá chegar de qualquer uma das vias que ali desembocam – as avenidas Paraná, Brasil, Rio Branco e Presidente Castelo Branco, nos dois sentidos. São oito acessos com grande movimento de veículos, que hoje desestimulam os pedestres a atravessar para a praça", lembrou o prefeito Celso Pozzobom.

Para melhorar a segurança, o projeto prevê uma ampla iluminação em LED, tanto em postes de meia altura quanto refletores e ao nível do solo, nas rampas e escadas, bem como nas faixas elevadas de travessia. A Santos Dumont ganhará ainda equipamentos e um espaço para prática de skate, um muro para grafite artístico, mais áreas gramadas, uma árvore digital com Wi-Fi e pontos de energia e um novo revestimento no piso, além da faixa de um metro em "concregrama" (elementos de concreto vazado para o plantio de grama) nas extremidades.

"O projeto traz ideias e conceitos para a modernização da nossa principal praça pública, mas ainda estamos abertos a sugestões e adequações, de forma a agradar aos usuários. A obra tem um custo inicial estimado em R$ 1,5 milhão e será executada com recursos próprios. Esperamos licitá-la nas próximas semanas e concluir a obra até o final deste ano", completou o prefeito Celso Pozzobom, diante de vereadores, secretários municipais e lideranças do comércio, entidades e da sociedade civil organizada de Umuarama, reunidos no auditório.

 

PUBLICIDADE

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama
Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama
Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama
Projeto prevê a modernização da Praça Santos Dumont em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal