Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

24/05/2018 | Concebido por Goioerê

Brasil vai assinar tratado internacional da OMS que combate comércio ilegal do tabaco

Brasil vai assinar tratado internacional da OMS que combate comércio ilegal do tabaco

Até julho desse ano, o Brasil deve ratificar um protocolo da Organização Mundial da Saúde para o combate ao comércio ilícito do tabaco. A informação é da OMS e a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) confirma que as negociações estão avançadas. Concebido em 2012, esse tratado precisa ser assinado por 40 países para entrar em vigor, mas até o momento há 35 países. A expectativa da OMS é que, nos próximos meses, Brasil, Chile, El Salvador, Peru e Colômbia ratifiquem o documento.

Além da OMS e da Anvisa, diversas organizações de saúde, entre elas a American Cancer Society e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) no Brasil chegaram ao entendimento de seria necessário um maior controle sobre o comércio ilegal para diminuir os efeitos nocivos do tabaco na saúde. A OMS estima que um em cada dez cigarros consumidos globalmente são comprados no comércio ilegal.

A política é uma consequência de uma mudança de postura das autoridades de saúde nas últimas décadas. Elas passaram a advogar por políticas públicas mais incisivas e menos focadas apenas em informação -- assim, foram orquestrados aumento de impostos, leis de restrição ao fumo e até projetos de simplesmente diminuir a quantidade de nicotina no cigarro, como planejam os Estados Unidos em medida anunciada em março.

"O aumento de impostos e de preços sobre cigarros é considerada uma das medidas mais efetivas para prevenir a iniciação de jovens no tabagismo e estimular a cessação de fumar nas populações de menor renda e escolaridade", informou a área técnica da Anvisa ao G1.

No entanto, no entendimento das organizações de saúde, por mais que governos aumentem impostos sobre o cigarro, a medida tem pouca eficácia se maços continuam a ser vendidos a preços baixos na margem.

 

 

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1.com/BemEstar

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal