Umuarama, sexta-feira, 10 de maio de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

18/05/2018

Reflexões sobre a violência contra a criança lotam o anfiteatro da Prefeitura

Reflexões sobre a violência contra a  criança lotam o anfiteatro da Prefeitura

O anfiteatro da Prefeitura ficou pequeno para o grande público que prestigiou, na tarde desta sexta-feira, 18, a palestra “Reflexões sobre a violência sexual contra crianças e adolescentes”, com a psicóloga Karina Soares Ambrozio, que atua no Centro de Socioeducação (Cense) de Umuarama, dentro da programação elaborada pelo município para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio).

Esta foi mais uma das várias atividades propostas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que abriu o cronograma no último dia 7 e conta com ações até 26 deste mês, com o apoio do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas). A abertura da palestra reuniu o secretário chefe de Gabinete e Gestão Integrada, Luiz Genésio Picoloto – representando o prefeito Celso Pozzobom –, a secretária Izamara Amado de Moura (Assistência Social) e a presidente da Câmara, Maria Ornelas.

“A violência sexual é um tema velado, sigiloso, que deixa um sentimento muito ruim para a vida das crianças. A fim de prepará-las para reagir diante de qualquer ameaça, antes que o mal se concretize, elaboramos palestras nas escolas municipais, eventos de conscientização, panfletagem, capacitações e até uma peça de teatro para orientar as crianças e as pessoas que lidam com a educação e a assistência, pois é nossa obrigação protegê-las”, afirmou a secretária Izamara, agradecendo a presença do público e o envolvimento dos parceiros nas ações.

O promotor Carlos Moreno resumiu seu recado em duas palavras – a credibilidade, que os agentes precisam dar às crianças no momento da denúncia, seja por palavras ou por sinais que ela expresse, já que muitos agressores às vezes possam parecer insuspeitos, e a responsabilidade com que devem tratar e apurar as denúncias, evitando a exposição pública – já que algumas não se sustentam. A vereadora Maria Ornelas lembrou que a violência muitas vezes parte de quem deveria proteger as crianças e adolescentes, o que é inaceitável, “portanto é de fundamental importância a prevenção”.

O chefe de Gabinete, Luiz Genésio Picoloto, elogiou a presença maciça do público – “a maior lotação que já tivemos, em eventos não políticos”, disse – e lamentou que o abuso e a violência sexual contra menores seja um problema mundial, “agravado porque a maior parte dos agressores vive dentro do seio familiar”, destacou. Defendeu penas mais severas para os estupradores, que deveriam ser enquadrados em crime hediondo, e reforçou que a sociedade precisa proteger as crianças. “Para isso, palestras como essa nos orientam sobre como agir diante dessa realidade triste e revoltante que infelizmente temos que enfrentar no nosso dia a dia”, completou.

Participaram ainda o chefe regional da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Pedro Lucas Pinheiro, o promotor público Carlos Roberto Moreno, da Vara da Família, Infância e Juventude, o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wiliam Henrique da Silva, Daniele Pacheco Bertinotti de Alvarenga (Conselho Tutelar), as secretárias municipais da Educação, Maria Clory Zanferrari, e da Saúde, Cecília Cividini, e os vereadores Júnior Ceranto, Newton Soares e Ana Novaes.

Neste dia 18 também foi realizada panfletagem pela manhã e à tarde na área central de Umuarama, com alunos de Comunicação Social da Unipar. A programação segue dia 25, das 8h às 17h, quando profissionais da rede de atendimento do Sistema de Garantia de Direitos passarão por uma capacitação do Projeto Tartaninha, no Centro da Juventude, e no dia 26, o Projeto Umuação da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer levará uma série de atividades às crianças do Conjunto Sonho Meu, das 13h30 às 17h30.

 

CLIQUE PARA VER GALERIA COMPLETA DAS FOTOS

 

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Reflexões sobre a violência contra a  criança lotam o anfiteatro da Prefeitura
Reflexões sobre a violência contra a  criança lotam o anfiteatro da Prefeitura

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal