Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama Eventos

14/05/2018

Circuito Sesi e Fundação Cultural de Umuarama trazem peça Vidas Secas

Circuito Sesi e Fundação Cultural de  Umuarama trazem peça Vidas Secas

Umuarama recebe ainda este mês o espetáculo “Vidas Secas”, do Circuito Cultural Sesi (Serviço Social da Indústria). A peça teatral é inspirada em uma das obras literárias mais cotadas para vestibulares deste ano, “por isso queremos mobilizar os terceiros anos e cursinhos pré-vestibular para trazerem seus alunos e prestigiarem o espetáculo como forma de complementar a leitura”, recomendou o professor e coordenador da Biblioteca Municipal Rocha Pombo, Anderson Arilson de Freitas, mestre em História pela UFGD.

Como o nome sugere, o espetáculo é inspirado na obra literária do escritor Graciliano Ramos e representa uma alternativa interessante para os estudantes agregarem conteúdos na compreensão da leitura. O romance “Vidas Secas” foi publicado originalmente em 1938 e retrata a vida miserável de uma família de retirantes sertanejos obrigada a se deslocar de tempos em tempos para áreas menos castigadas pela seca.

A obra pertence à segunda fase modernista, conhecida como regionalista, e é qualificada como uma das mais bem-sucedidas criações da época. O estilo seco de Graciliano Ramos, que se expressa principalmente por meio do uso econômico dos adjetivos, transmite a aridez do ambiente e seus efeitos sobre as pessoas que vivem neste cenário. O livro possui 13 capítulos que, por não terem uma linearidade temporal, podem ser lidos em qualquer ordem – a não ser o primeiro, “Mudança”, e o último, “Fuga”, que devem ser lidos nessa sequência.

No teatro, a obra é contada pela companhia ítalo brasileira Caravan Maschera. O espetáculo começou a ser apresentado por Paranaguá (8/05) e passou também por São José dos Pinhais (9), Ponta Grossa (10) e Jaguariaíva (11). Na próxima semana percorrerá Santo Antonio da Platina (15), Londrina (16), Apucarana (17) e Arapongas (18), depois Japurá (21), Campo Mourão (22), Umuarama (23), Paranavaí (24) e Maringá (25).

Com o apoio da Fundação Cultural de Umuarama e a promoção Circuito Cultural Sesi, a entrada é gratuita. Os interessados devem retirar os convites antecipadamente com até uma hora de antecedência, mediante a lotação dos espaços. Mais informações pode ser consultadas em: www.sesipr.org.br/cultura

 

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal