Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

21/04/2018

Cerca de 30 mil umuaramenses devem receber vacina contra a gripe

Cerca de 30 mil umuaramenses  devem receber vacina contra a gripe

A Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde está orientando as escolas municipais, estaduais e demais instituições sobre medidas de higiene para a prevenção de doenças respiratórias – especialmente a influenza. O município recebeu 31 mil doses da vacina, para imunizar os grupos prioritários. A enfermeira Andréia Balan, coordenadora do setor, lembra que os professores deverão apresentar uma declaração nas unidades de saúde para receber a vacina.

Na próxima segunda-feira, 23, será iniciada a 20ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Para 2018, em Umuarama, a meta é vacinar pouco mais de 30 mil pessoas. Serão contemplados com a vacina os grupos de maior vulnerabilidade, que apresentam maior risco de desenvolver complicações da influenza.

Esse grupo é composto por pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 5 anos incompletos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes em qualquer idade gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores que estão em salas de aula, das escolas públicas e privadas (obrigatório apresentar a declaração de atuação da escola) e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, conforme critérios definidos pelo Ministério da Saúde. É necessário apresentar a prescrição médica.

A lista inclui ainda pacientes cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do SUS, que devem se dirigir aos postos onde estão cadastrados para receber a vacina, e também adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade (detentos) e os funcionários do sistema prisional. A vacina será oferecida nos postos de saúde de referência do paciente ou membros dos grupos prioritários.

Além da vacina, a enfermeira Andréia Balan lembra que outras medidas são importantes para a redução do risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias. “É importante manter frequente higienização das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento e após tossir e espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir e evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca”, orienta.

“Mesmo tomado todas essas medidas, caso a pessoa apresente sintomas de gripe deverá ser avaliada, afastada temporariamente do trabalho, escola, etc., e receber tratamento com o antiviral Fosfato de Oseltamivir (Tamiflu), conforme critério médico”, lembra a enfermeira. O medicamento está disponível na Central Farmacêutica do município e na 12ª Regional de Saúde, para todos que tiverem indicação médica.

 

MAIS CUIDADOS

·         Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas

·         Manter os ambientes bem ventilados

·         Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de influenza

·         Evitar sair de casa em período de transmissão da doença

·         Evitar aglomerações e ambientes fechados

·         Adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos

·         Orientar o afastamento temporário (trabalho, escola etc.) até 24 horas após cessar a febre

 

Curta e compartilhe nossa página no FaceBook.

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal