Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

20/04/2018

Seda mantém destaque na economia regional

Seda mantém destaque na economia regional

A região de Umuarama é uma das grandes produtoras de seda do Paraná e do Sul do país. Apesar de contar apenas com uma unidade de criação de larvas, o fio de seda produzido no Noroeste do Estado é reconhecido nacionalmente como um dos melhores do mundo. Em 2016, a sericicultura rendeu R$ 4 milhões 600 mil apenas com a produção de larvas, desempenho que mostra potencial para grandes investimentos com boas perspectivas de retorno.

Trata-se de uma cultura de grande interesse social, pois gera renda praticamente mensal para o sustento de centenas de famílias no campo. “Além disso, a sericicultura tem grande valor econômico, por agregar valor a um produto primário, é considerada uma atividade sustentável e causa pouco impacto ao meio ambiente”, comentou o diretor de Agricultura da Prefeitura de Umuarama, Elídio Pavan.

Nesta semana, Pavan recebeu a assessora de relações governamentais da Associação Brasileira de Produtores de Seda (Abraseda), Katiane Fátima de Gouvêa, o gerente da Bratac Seda, José Yoshihiro Oda, e outros representantes da companhia. O Paraná é o maior produtor de fio de seda no País, sendo responsável por 84% da produção nacional. A seda produzida na região abastece indústrias nos mercados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul e boa parte é exportada.

O setor busca expandir a produção para atender a demanda mundial com qualidade e preço, já que a seda paranaense é competitiva até com a China, maior produtora do mundo. “Como se trata de uma alternativa altamente viável, é importante envolver os municípios produtores e fortalecer o setor, aproveitando as boas condições da região para a produtividade. Esse é um dos objetivos do 35° Encontro Estadual de Sericicultores, previsto para julho no município de Londrina”, afirmou o diretor Elídio Pavan, após receber o convite para participação no evento.

 

Curta e compartilhe nossa página no FaceBook.

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal