Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

07/04/2018 | Concebido por Goioerê

Entrevista fala sobre participação da comunidade nos Conselhos Municipais da Saúde

Entrevista fala sobre participação da comunidade nos Conselhos Municipais da Saúde

Nesta semana, em 7 de abril, é celebrado o Dia Mundial da Saúde. A propósito do tema, o MP no Rádio fala sobre a possibilidade de participação da população nas políticas de saúde dos municípios, por meio dos Conselhos Municipais de Saúde. 

O entrevistado é o procurador de Justiça Marco Antônio Teixeira, que é coordenador do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública do Ministério Público do Paraná. 

Durante a conversa, ele explica o que são os conselhos e como pessoas da comunidade podem – e devem – participar, tanto das reuniões dos colegiados, quanto como integrantes. O procurador fala também sobre as questões que podem ser tratadas nos conselhos, como a fiscalização da qualidade dos serviços de saúde oferecidos nos municípios (se há médicos suficientes, remédios, exames etc), como as prefeituras tratam da gestão do setor (inclusive financeira), quais as políticas públicas necessárias para atender a população, urgências municipais em saúde, entre outros temas. 

Acolhimento – Na semana passada, o MP no Rádio falou sobre acolhimento, medida extrema adotada quando uma criança ou adolescente está em situação de risco dentro de casa. Atualmente, o Paraná tem 313 estabelecimentos desse tipo, que mantêm cerca de 2,4 mil crianças e adolescentes. Para falar sobre esse tema, recebemos a procuradora de Justiça Mônica Louise de Azevedo, que é coordenadora do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação, do MPPR. 

Gratuito – O programa MP no Rádio é uma produção do Ministério Público do Paraná, em parceria com a Associação das Emissoras de Radiodifusão do Paraná (Aerp), e pode ser veiculado gratuitamente por qualquer emissora. O programa também pode ser editado, desde que mantido no contexto e devidamente creditado.

Contato – Para envio de sugestões (inclusive temas de pauta), críticas e comentários sobre os programas, o contato é o e-mail mpnoradio@2mppr.mp.br ou os telefones (41) 3250-4469 e (41) 3250-4249.

Confira aqui a entrevista no áudio abaixo

Ouça o áudio desta matéria

Arquivos da matéria

Baixar arquivos

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | MPPR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal