Umuarama, terça-feira, 16 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/04/2018

Prefeitura implanta novas galerias para conter o avanço da erosão

Prefeitura implanta novas galerias  para conter o avanço da erosão

Por meio da Secretaria Municipal de obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos a Prefeitura de Umuarama vem realizando uma série de obras de contenção de erosão, recuperação e implantação de galerias pluviais e de áreas danificadas pelas enxurradas, em períodos de chuva intensa. O trabalho, que foi intensificado no início do ano por conta do volume recorde de chuvas, continua sendo realizado em diversos pontos da cidade.

“A drenagem pluvial é um desafio em Umuarama. A cidade tem muitos declives, vários córregos que cortam o perímetro urbano e ainda as caracteríticas do nosso solo arenoso, que favorecem a erosão. Outro problema são redes antigas que não comportam mais o volume de enxurradas, aumentado pela expansão urbana e pela impremeabilização do solo, além da implantação de redes que subestimam as médias históricas de chuvas”, avaliou o prefeito Celso Pozzobom.

Uma das obras vem sendo realizada na rua Santiago, no final do Jardim Maria Lúcia. “Estamos construindo cerca de 300 metros de galerias pluviais, poços de visita (Pvs) e bocas de lobo para captar e direcionar a água das chuvas ao Córrego Pinhalzinho, que passa atrás do frigorífico local e cruza a rodovia PR-323. Com isso, eliminaremos o risco de erosão naquela área”, acrescentou o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos, Isamu Oshima. A expectativa é de que em duas semanas o serviço esteja concluído, caso não haja imprevistos.

Outro serviço em execução é a limpeza do tanque-pulmão que recebe boa parte das águas pluviais no Parque Industrial 3A. Ele deveria funcionar como um reservatório de amortecimento da força da enxurrada, mas estava inutilizado há anos por falta de manutenção. “Agora que nós contruímos 600 metros de galerias, ligando o tanque a uma área de despejo, vamos retirar toneladas de terra, lama e resíduos acumulados nos últimos anos para que o tanque possa cumprir a sua função. Parte do material será usado para recuperar a enorme erosão que se formou na baixada, devido ao rompimento das antigas galerias”, acrecentou o secretário Isamu.

Com essas obras, continuou o prefeito Celso Pozzobom, “vamos eliminar mais dois pontos em que a erosão vinha avançando perigosamente, danificando o meio ambiente e colocando em risco imóveis e vias públicas”, disse. “Mas ainda temos muito trabalho para resolver os problemas ligados à rede de drenagem pluvial de Umuarama. Essa é uma batalha longa”, completou o prefeito.

 

Curta e compartilhe nossa página no FaceBook.

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Prefeitura implanta novas galerias  para conter o avanço da erosão
Prefeitura implanta novas galerias  para conter o avanço da erosão

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal