Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/02/2018

Projeto árvore digital cria pontos gratuitos de acesso à internet em praças

Projeto árvore digital cria pontos gratuitos de acesso à internet em praças

Visando melhorar o aproveitamento dos espaços públicos, a Prefeitura de Umuarama definirá – por meio de chamamento público – um parceiro para a implantação de serviços de interesse coletivo, de acordo com as normas e condições requisitadas. A seleção credenciará organizações interessadas em desenvolver projetos de tecnologias sustentáveis, para instalar em espaços públicos estruturas ou equipamentos que ofereçam gratuitamente à população meios de aumentar sua interação e conectividade, estimulando um comportamento mais sustentável e ambientalmente correto.

O prefeito Celso Pozzobom aprovou a ideia. “Com esse projeto, celulares, aparelhos portáteis e móveis poderão ser carregados na chamada 'árvore digital', abastecida por placas de energia solar. O equipamento tem capacidade para carregar vários celulares ao mesmo tempo, além de oferecer Internet banda larga, capaz de suportar dezenas de conexões simultâneas. A parceria não prevê custos financeiros diretos ao município, que vai liberar para uso um espaço de 20 metros quadrados nas praças Santos Dumont, Arthur Thomas e Miguel Rossafa”, anunciou o prefeito.

A seleção foi dirigida a empresas de direito público ou privado, com ou sem fins de lucro, de qualquer porte, que tenham desenvolvido produtos, equipamentos ou tecnologias sustentáveis. O chamamento público priorizou projetos que utilizem produtos, processos, técnicas ou metodologias inovadoras beneficiando a população em geral, principalmente as pessoas com dificuldade de acesso e uso de tecnologias de conectividade digital.

Além disso, o edital considerou a capacidade do projeto em agregar novos serviços e integração com outros já existentes, promovendo educação para a sustentabilidade. “O município não dispenderá recursos públicos para viabilizar nem manter o projeto, limitando-se a disponibilizar áreas e condições necessárias para implantação de equipamentos ou serviços, incluindo as atividades básicas de limpeza, terraplanagem ou eventualmente fundações dependendo do tipo de projeto”, explica o secretário municipal de Indústria e Comércio, Douglas Bácaro.

A prefeitura não terá despesas com os equipamentos ou instalações nem tampouco com sua manutenção, que ficará a cargo do parceiro. Para viabilizar a implantação e manutenção dos serviços será autorizada a exploração comercial ou publicitária, desde que o benefício seja gratuito para o cidadão usuário. A permissão de instalação e uso das áreas públicas vai até 31/12 de 2020, podendo ser renovada. A licitação foi bem-sucedida e nas próximas duas semanas deve ser finalizado o contrato, para implantação do serviço.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal