Umuarama, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Mundo

16/01/2018 | Concebido por Goioerê

Metade da população da República Centro-Africana precisa de ajuda humanitária

Metade da população da República Centro-Africana precisa de ajuda humanitária

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICR) advertiu nesta terça-feira (16) que as condições na República Centro-Africana estão se agravando rapidamente devido à violência e alertou que metade da população necessita de ajuda humanitária.

Em um comunicado, a organização indicou que uma de cada cinco pessoas nesse país foi obrigada a deixar seu lar, o que representa o maior nível de deslocamento desde o início desta crise em 2013, e apontou que as zonas mais afetadas são o noroeste e o sudeste.

"A da República Centro-Africana é uma das tragédias humanitárias mais esquecidas do mundo", ressaltou o presidente do CICR, Peter Maurer.

Maurer, que realiza uma visita de trabalho em Bangui, afirmou que "as necessidades humanitárias são enormes e a crise não conta com o financiamento suficiente, de tal forma que a Cruz Vermelha e outras organizações estão sobrecarregadas assegurando que os afetados tenham acesso a serviços básicos".

Segundo o organismo, a população não só necessita de água, comida e refúgio, mas também sentir segurança no meio de um entorno instável e no qual a violência sexual aumenta de maneira "desenfreada".

A República Centro-Africana registra o número mais alto de incidentes contra trabalhadores humanitários e de saúde.

"É crucial que o que está ocorrendo na República Centro-Africana não seja esquecido e nem ignorado. Faço uma chamada urgente a uma maior atenção e compromisso por parte da comunidade internacional", manifestou Maurer.

O chefe do CICR visitou o país durante quatro dias e se reuniu com o presidente Faustin Archange Touadéra, bem como com ministros, trabalhadores humanitários e diplomatas.

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | G1

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal