Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/01/2018

Equipes da Prefeitura recuperam estragos causados pela forte chuva de sexta-feira em Umuarama

Equipes da Prefeitura recuperam estragos causados pela forte chuva de sexta-feira em Umuarama

As chuvas da última sexta-feira, 12, deixaram muitos estragos em Umuarama. Além dos alagamentos, que ocorreram em diversos pontos da cidade, ruas tiveram o asfalto arrancado, estradas foram danificadas e surgiram novos pontos de erosão. De acordo com relatório parcial da Defesa Civil, 32 pessoas ficaram desalojadas temporariamente e 24 residências foram alagadas. As regiões mais atingidas foram o Parque Laranjeiras – onde uma casa teve desabamento parcial e a família precisou ser removida, apesar da resistência –, o Jardim Aliança, Parque San Marino, Alto São Francisco e os jardins Irene, União e Vitória.

Praticamente todas as partes baixas da cidade enfrentaram problemas com alagamentos momentâneos, inclusive o centro da cidade – com grande volume na região da rodoviária, Avenida Presidente Castelo Branco, próximo ao Bosque dos Xetá, região do Colégio Bento Mossurunga e Avenida Brasil com a Rua Ney Braga. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), em menos de duas horas choveu cerca de 50mm em média – porém, em alguns pontos a chuva foi ainda mais intensa. A ponte do Laranjeiras, que já estava interditada desde novembro de 2017, não suportou o volume das águas escoadas pelo Córrego Pinhalzinho e desabou.

Na Avenida Parigot de Souza, o rompimento de um bueiro recém-construído durante a reconstrução da via, nas imediações do antigo Poliesportivo, desbarrancou e as enxurradas reabriram um grande foco de erosão. Foi necessário interditar parte da via, mas a passagem de veículos não foi precisou ser bloqueada. O prefeito Celso Pozzobom foi ao local na sexta e neste sábado está acompanhando pessoalmente os trabalhos de recuperação, que mobilizam grande equipe de servidores. "Foi um volume de chuva inesperado e desse jeito, em tão pouco tempo, não há sistema de escoamento que dê conta. Ainda estamos computando os estragos, mas nossas equipes já estão nas ruas recuperando o que é possível emergencialmente. Serão necessárias algumas semanas de trabalho para recuperar todo este estrago", disse.

Porém, segundo o prefeito, não será necessário decretar situação de emergência. "Os estragos foram grandes, mas é uma situação que pode ser resolvida com recursos próprios. Vai exigir muito trabalho dos nossos servidores de obras, serviços públicos e rodoviários, e um pouco de paciência da população. Mas em breve a situação estará regularizada", acrescentou Pozzobom.

A população deve ficar em alerta porque a meteorologia ainda prevê mais pancadas de chuvas para este final de semana. No sábado estão previstos 35mm na parte da tarde e noite, e no domingo mais 30mm. Segundo o portal Climatempo, Umuarama terá chuvas também durante toda a semana – na faixa de 30 a 48mm – e apenas no próximo sábado, 20, o tempo deve firmar. "Esperamos que a chuva não venha toda de uma vez, em poucas horas, como aconteceu na sexta. Se ela for distribuída ao longo do dia, não há risco de novos alagamentos", comentou o prefeito.

Além da cobertura local, a chuva de sexta-feira em Umuarama foi notícia em sites e portais de grande volume de acessos, com CGN, CATV e Terra, entre outros.

A Defesa Civil também acompanhou solicitações e problemas causados pelas chuvas em outros pontos dos jardins Sakai e Irene, rua Bararuba, Conjunto Habitacional Sonho Meu I, Parque D. Pedro II, Jardim Avenida Rio Grande do Norte, rua Anhumaí e Travessa Itu. No Jardim Irene, as galerias não suportaram o volume de enxurrada e várias casas foram alagadas, algumas sob risco de desmoronamento. Várias famílias foram orientadas a deixarem suas casas devido ao risco a que ficaram expostas com a chuva.

Em caso de emergência a população deve ligar para a Defesa Civil pelo fone 199 e também pode acionar a Guarda Municipal (pelo telefone 153) ou o Corpo de Bombeiros (193).

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Equipes da Prefeitura recuperam estragos causados pela forte chuva de sexta-feira em Umuarama
Equipes da Prefeitura recuperam estragos causados pela forte chuva de sexta-feira em Umuarama
Equipes da Prefeitura recuperam estragos causados pela forte chuva de sexta-feira em Umuarama

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal