Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

23/11/2017

Agenda de Eventos em Umuarama , fique atento

Agenda de Eventos em Umuarama , fique atento

Palestra/ câncer

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e a Diretoria de Recursos Humanos da Prefeitura promovem a palestra "Diagnóstico e Prevenção do Câncer" nesta sexta-feira, 24, para os servidores municipais. A intenção é orientar, conscientizar e motivar os funcionários públicos sobre cuidados preventivos para evitar a ocorrência da doença. A fala acontece em dois momentos e será ministrada pelo sócio-fundador da Uopeccan de Cascavel, Wilson Riedlinger. Às 7h30 ele falará no refeitório do pátio rodoviário aos funcionários da Secretaria de Serviços Públicos (às 7h30). À tarde, a partir das 16h, a palestra será no Anfiteatro Haruyo Setogute, no Paço Municipal.

Prevenção

Natural de Londrina, Riedlinger é graduado em Ciências Econômicas, técnico em Comunicação/Publicidade, administrador de empresas e especialista em vendas, assessor de relações-públicas do Rotary Internacional e atualmente diretor de Relações Públicas da Uopeccan. Há 10 anos ele percorre cidades do Paraná, Mato Grosso do Sul e países vizinhos versando sobre a prevenção do câncer. A palestra tem, na elaboração, a participação de diversos oncologistas clínicos e cirúrgicos, que compõem a equipe médica da Uopeccan.

Não à violência

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), em conjunto com a Secretaria de Assistência Social e outros parceiros, iniciou nesta semana a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulher, com uma série de atividades de conscientização em Umuarama. Neste sábado, 25, haverá uma blitz nas imediações do Supermercado Big Planalto (cruzamento das avenidas Paraná com Rolândia), iniciando às 9h. Na terça-feira, 28, no auditório da Prefeitura, será ministrada a palestra "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher", a partir das 14h.

Não à Aids

Por meio do Ambulatório de Infectologia, a Secretaria Municipal de Saúde está em campanha visando o Dia Mundial de Luta Contra a Aids – 1º de dezembro. Pensando na prevenção da doença, o ambulatório iniciou ações nesta quarta-feira, 22, para conscientizar a população sobre os riscos de contágio e divulgar a importância do teste rápido. O lançamento da campanha será nesta sexta-feira, 24, no anfiteatro da Prefeitura, a partir das 10h, com a presença do prefeito Celso Pozzobom e da secretária da Saúde, Cecília Cividini, entre outras lideranças locais.

Várias ações

Durante a campanha, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) distribuirão materiais informativos aos pacientes. No dia 1º de dezembro, no estacionamento da Unidade de Saúde Central (ao lado da Delegacia) haverá teste de glicemia, aferição de pressão arterial, distribuição de preservativos e materiais informativos. A UBS da Praça Anchieta ofertará todas as segundas, durante o mês, teste rápido de HIV, sífilis, hepatites B e C, das 13h30 às 16h, informou o coordenador do Ambulatório de Infectologia, Fábio Barzon. Haverá ainda teste rápido no Centro Dia, das 13h30 às 16h desta sexta e várias ações na próxima semana.

Inclusão

O Dia Internacional da Pessoa com Deficiência (03/12), celebrado em todo o mundo desde 1992, busca conscientizar a população sobre a importância de inserir as pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida social. Para marcar a data, o Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Umuarama e parceiros convidam a comunidade para os eventos de valorização ao Dia da Pessoa com Deficiência, no próximo dia 5.

Atividades

Haverá a Mostra de Serviços na Praça Arthur Thomas, das 8h às 11h30, uma ação envolvendo as entidades de atendimento às pessoas com deficiência, com apresentações dos projetos de trabalhos artesanais e vivências para a comunidade em geral. Outra atividade é a palestra com o tema "Estatuto da pessoa com deficiência: desafios e ações do Estado, da família e da sociedade", ministrada por João Maria Ferrari Chagas no Auditório do Campus III da Unipar, às 19h do dia 5. Chagas é presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Campo Mourão.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal