Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/11/2017

Concurso premia melhores redações sobre os riscos do trabalho infantil

Concurso premia melhores redações  sobre os riscos do trabalho infantil

A Secretaria de Educação da Prefeitura de Umuarama, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Secretaria Municipal de Assistência Social, concluiu na última segunda-feira o concurso de produção de texto do projeto “Estudar, brincar e aprender... Trabalhar só quando crescer”, que colocou em discussão o tema trabalho infantil, envolvendo alunos e professores das escolas da Rede Municipal de Ensino.

A ação, articulada entre os setores de educação e assistência social – órgãos responsáveis pela garantia dos direitos da criança e do adolescente – se justifica diante do alto índice de ocorrência do trabalho infantil. Segundo dados do Ministério Público do Trabalho, o Brasil é o terceiro país da América Latina que mais utiliza mão de obra infantil, com mais de 4 milhões de crianças e jovens dos 5 aos anos sendo explorados no trabalho, diariamente.

O concurso de produção de texto teve a participação de 2.093 alunos do 4º e 5º ano do ensino fundamental, oriundos das 22 escolas da rede municipal. Em cada unidade escolar foram selecionadas três produções de texto do 4º ano e três do 5º ano, entregues na Secretaria Municipal de Educação. As redações foram julgadas por uma comissão composta por representantes das secretarias municipais de Educação, Assistência Social e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo a coordenadora educacional Dalva Teodoro de Azevedo da Silveira, com o trabalho desenvolvido junto aos alunos, para o concurso, “já foi possível ver resultados, pois com a discussão dessa temática houve denúncias no Disque 100 de casos graves, envolvendo crianças. Dessa forma, temáticas sobre infância e adolescência são de suma importância no ambiente educacional”, afirmou. A secretária da Assistência Social, Graziella Gomes de Freitas, participou da premiação e elogiou a qualidade das redações dos alunos.

A secretária da Educação, Maria Clory Zanferrari, destacou a importância do debate. “Programas como o adolescente e o jovem aprendiz permitem o aprendizado de uma profissão sem interferir nos estudos. Já o trabalho infantil é crime, pois muitas vezes priva as crianças da sua infância, atrapalha o seu desenvolvimento natural e afeta o aprendizado, já que afasta muitos da escola, sem falar nos riscos à saúde aos quais muitas crianças são submetidas”, lamentou. “O debate sobre esse tema precisa ser incorporado à educação, envolvendo pais, familiares, professores, a sociedade em geral e a escola”, completou.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Concurso premia melhores redações  sobre os riscos do trabalho infantil
Concurso premia melhores redações  sobre os riscos do trabalho infantil
Concurso premia melhores redações  sobre os riscos do trabalho infantil

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal