Umuarama, quinta-feira, 18 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

04/11/2017

Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017

Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017

O Programa Agrinho é promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/PR) e este ano completou 22 anos de existência. Nesta edição, a mensagem foi a importância da sustentabilidade que começa com a família. O programa envolve 80 mil professores e 1 milhão de estudantes de diversas regiões do Estado. Os 314 premiados, entre estudantes, professores, diretores, secretários municipais e chefes de núcleos foram anunciados durante o evento.

Os ganhadores levaram para suas cidades prêmios como tablets, notebooks e seis carros zero-quilômetro. A cerimônia de premiação ocorreu no Expotrade Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, com início às 10h do último dia 30. Umuarama foi premiada na categoria redação, onde concorreram alunos do 2º ao 5º ano, nas fases regional e estadual.

"Temos o orgulho de apresentar o resultado do Concurso Agrinho 2017, onde Umuarama mais uma vez se destacou", disse a secretária da Educação do município, Maria Clory Zanferrari. Na categoria Redação, o aluno premiado na fase regional desenvolveu o tema 'As coisas que ligam o campo e a cidade e nosso papel para melhorar o mundo'. O estudante João Pedro Rosa Alves de Souza é aluno da professora Fabíola Tozzato dos Santos e estuda na Escola Municipal Padre José de Anchieta, que tem como diretor o professor Délcio José de Oliveira e como coordenadora pedagógica a professora Sônia Maria Calegari Marques. Ele estuda no 2º ano e participou do concurso de redação. Professora e aluno receberam um tablet.

Umuarama também participou do programa piloto "Agrinho Solos", uma novidade neste ano, unindo o Agrinho e o Programa Integrado de Conservação do Solo e Água do Paraná (Prosolo), com a proposta de trabalhar a consciência das futuras gerações sobre a importância da Conservação do Solo. A unidade selecionada para o programa-piloto foi a Escola Municipal Papa Pio XII.

O aluno premiado na fase estadual foi João Pedro de Lima, que desenvolveu o tema: "Conservação de solos: Sustentabilidade que garante o amanhã", orientado pela professora Salete Negretti Furtado Souza (na premiação representada pela coordenadora pedagógica Michelle Daiana Robatino Navarro). Professora e aluno ganharam um notebook. A Escola Municipal Papa Pio XII tem como diretora a professora Maria de Fátima Rodrigues da Silveira. João Pedro estuda no 3º ano e se destacou na fase estadual do Programa.

Outra novidade foi a participação de Umuarama no projeto-piloto "Harmonia com a Natureza". O músico,compositor, produtor cultural e arte-educador Hélio Santanta percorreu 11 regionais do Sistema Faep/Senar ao longo do ano, realizando oficinas nas escolas para confecção de instrumentos musicais, além de repassar noções de música. A escola escolhida para o projeto foi a Escola Municipal Cândido Portinari.

Nos dias 21 e 22 de agosto a escola recebeu o professor Hélio Santanta para a oficina e a gravação do Hino do Agrinho com 15 alunos. O professor Fernando Henrique Ribeiro Segura Gomes, desta escola, preparou e ensaiou os alunos com antecedência. No dia da oficina, estiveram presentes o responsável pelo Senar em Umuarama, Jean Carlo Gonçalves Carraro, a secretária de Educação, Maria Clory, e a coordenadora geral da Secretaria Municipal de Educação Suely Marsola Costa e fizeram parte dos trabalhos na oficina a diretora Elaine Natalina Ferraresi Lavagnolli, a coordenadora pedagógica Cristiane Fagotti, o professor Fernando e as coordenadoras educacionais da Secretaria Municipal de Educação.

Os 15 alunos participaram na oficina e da gravação do Hino do Agrinho. "O projeto tem por objetivo confeccionar instrumentos a partir de materiais que seriam destinados ao lixo. Com o reaproveitamento dos materiais, ele passa uma nova visão sobre a reciclagem para os alunos", comentou a secretária Maria Clory.

No dia 30 de outubro, a cerimônia de premiação iniciou com a apresentação do documentário sobre a construção dos instrumentos musicais, com a participação dos alunos da Escola Cândido Portinari. O documentário foi parte do trabalho, que terminou com as crianças tocando e cantando o Hino do Agrinho. A apresentação pode ser vista no link www.youtube.com/watch?v=necLv3e3IzM.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017
Alunos de Umuarama são premiados no Concurso Agrinho 2017

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal