Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

25/08/2017

Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens

Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens

Cerca de 50 pessoas têm participado das palestras promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde nas unidades básicas (UBS) dos bairros de Umuarama, dentro da Campanha Agosto Azul, voltada à saúde do homem. Além de orientações, o público masculino tem a oportunidade de realizar exames de glicemia, aferição de pressão e testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis, além de avaliações de câncer de pele e de boca e solicitação de exame PSA, preventivo do câncer de próstata.

Em parceria com a Universidade Paranaense (Unipar), por meio dos cursos de Enfermagem, Estética, Educação Física, Farmácia, Odontologia e Nutrição, e também o Senac, Sesc, Senaic, Rotary Clube Catedral, Hospital Uopeccan, 12ª Regional de Saúde e Colégio Estadual Hilda Kamal, a Secretaria de Saúde programou uma série de ações desde o início do mês. “Tivemos atenção especial ao homem na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com o objetivo de convencê-los a cuidar melhor da saúde por meio da prevenção”, disse a secretária Cecília Cividini.

A programação do Agosto Azul foi aberta na unidade Estratégia Saúde da Família (ESF) do Conjunto Residencial Guarani, no último dia 2, e se estendem até a próxima quinta-feira, 31. O ponto alto foi o ‘Dia D’, quando quase 200 homens foram atendidos apenas durante a manhã do último sábado, 19. O prefeito Celso Pozzobom visitou a unidade de saúde, durante a ação. “É bom ver os homens preocupados com a saúde, e melhor ainda atentos à prevenção”, comentou na época.

Neste dia, a equipe realizou 145 avaliações bucais, 182 coletas de sangue para PSA; 125 análises de pele (além de 102 triagens), 134 avaliações de risco cardíaco, orientações nutricionais para 97 homens, 187 testes de glicemia e o mesmo número de aferições de pressão arterial; 76 pessoas foram vacinadas, 23 homens receberam massagem, nove cortaram os cabelos de graça, 28 tiveram orientações sobre tabaco e álcool e 100 foram orientados sobre doenças sexualmente transmissíveis.

Encerrando a programação do Agosto Azul, a unidade ESF do Parque Vitória Régia ofereceu teste rápido das 8h às 11h30 desta sexta-feira, 24, além de exames de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de boca e solicitação de exame PSA. Na próxima quinta, 31, a ESF da Praça Anchieta reservará a tarde para atividades de prevenção e promoção a saúde do homem.

“Haverá teatro de fantoches sobre o tema, com a educadora física Ruth (da Academia da Saúde), realização de testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), aferição de pressão arterial, solicitação de exame PSA para homens com 40 anos ou mais, orientação médica e de enfermagem e atualização da situação vacinal”, completou a coordenadora das ações do Agosto Azul na Secretaria de Saúde, Simony Bernardelli Rosa.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE IMPRENSA

Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens
Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens
Agosto Azul entra na reta final com boa adesão dos homens

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal