Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/05/2017

Adesão à biometria ainda é baixa entre eleitores de Umuarama

Adesão à biometria ainda é baixa  entre eleitores de Umuarama

Para garantir um sistema de votação democrático e seguro, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral. No Paraná, merece destaque o desenvolvimento das urnas com leitor biométrico, que possibilitam ao eleitor registrar seu voto por meio da impressão digital. No dia da votação, após apresentar os documentos, a identidade do eleitor será confirmada por meio da sua impressão.

Caso o mesário tenha dúvidas com relação ao eleitor, ou se a sua digital não for reconhecida, ele terá à sua disposição a folha de votação com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmar a identidade. A meta do Projeto Biometria 2017/2018, lançado pela Justiça Eleitoral em Umuarama, é chegar a pelo menos 85% do eleitorado até março de 2018.

A atualização cadastral e registro das digitais começou em 3 de abril e teve boa procura nos primeiros dias, porém o número de eleitores que tem comparecido ao Fórum Eleitoral vem caindo. O prefeito Celso Pozzobom alerta para a importância do procedimento. “É necessário que todos façam a biometria dentro do prazo para não correr o risco de perder o título e não poder voltar nas eleições do ano que vem. A participação é importante, também, para atualizar o número de eleitores de Umuarama. Se deixar para a última hora o eleitor poderá enfrentar filas e outros transtornos”, orienta o prefeito.

Para facilitar o procedimento, a Justiça Eleitoral disponibilizou um serviço de agendamento que permite ao eleitor escolher dia e horário de atendimento, tornando tudo muito mais prático e rápido. A Comarca de Umuarama é composta pelos eleitores da sede e também dos municípios de Maria Helena, Perobal e Douradina, além de Umuarama. O cadastramento é obrigatório. O expira em 22 de setembro e quem não fizer a biometria terá o título suspenso, ficando impedido de votar.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | Secretaria de Comunicação - Secom

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal