Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

24/05/2017

Contadora da Prefeitura de Umuarama recebe comenda do CRC/PR e TCE/PR

Contadora da Prefeitura de Umuarama recebe comenda do CRC/PR e TCE/PR

A contadora Maria das Dores Aguiar Donha, servidora da Prefeitura de Umuarama, foi um dos sete paranaenses homenageados com a Comenda Duílio Luiz Bento pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC-PR) e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) durante a 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado, realizada entre os dias 17 a 19 de maio, no Hotel Bourbon em Foz do Iguaçu.


A honraria é o reconhecimento pelo trabalho, dedicação e relevantes serviços prestados à contabilidade pública no Paraná. Mariazinha, como é mais conhecida, ingressou na Prefeitura em 1963, como auxiliar de contabilidade, e também exerceu a função de contadora. Entre 1980 e 1991, trabalhou como auditora fiscal na Receita Federal, após aprovação em concurso. Após sua aposentadoria, retornou à Prefeitura em 1991, como secretária municipal da Fazenda, na gestão do então prefeito Antonio Romero Filho.


Ao longo dos anos, a contadora testemunhou a evolução do sistema contábil no setor público. "No começo o trabalho era totalmente manual e exigia muito esforço e dedicação da equipe. Hoje tudo está informatizado e até parece mais fácil trabalhar, porém as exigências aumentaram. O procedimento é todo integrado e alinhado às determinações dos órgãos estaduais, federais e do TCE-PR", compara Mariazinha.


"Temos uma ótima equipe muito bem preparada e experiente na Prefeitura de Umuarama e isso é fundamental para a realização do trabalho contábil, em cumprimento à legislação", agradeceu. A contadora lembra um pouco da história do profissional que dá nome à comenda. "O Duílio foi assessor técnico e diretor de Contas Municipais no Tribunal. Ele contribuiu sobremaneira para o desenvolvimento e a valorização da estrutura contábil dos municípios e é muito lembrado no interior", comentou. Ele morreu em abril de 2015, após 49 anos de dedicação ao trabalho.


A comenda foi instituída pela Resolução CRC/PR nº 772/2015 e pode ser conferida aos profissionais da contabilidade que, por reconhecimento público e notório, prestaram ou prestam de maneira elogiável, serviços contábeis ou indiretamente ligados à contabilidade, de forma a contribuir com a justa e correta administração pública no Brasil. A indicação é feita pela Comissão dos Profissionais da Contabilidade Aplicada ao Setor Público do Paraná e o indicado deve possuir uma conduta ilibada; ter exercido a profissão contábil pelo menos por cinco anos; possuir registro profissional no CRC sem pendências; e não ter sido punido nos últimos cinco anos em processo ético-disciplinar.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Contadora da Prefeitura de Umuarama recebe comenda do CRC/PR e TCE/PR - A contadora Maria das Dores Aguiar Donha recebe a comenda, ladeada pelos secretários municipais de Gestão Integrada e chefe de Gabinete, Luiz Genésio Picoloto, e da Habitação, Mauro Liutti.

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal