Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

05/04/2017

Professores da rede municipal recebem capacitação para inclusão em Umuarama

Professores da rede municipal recebem capacitação para inclusão em Umuarama

Professores de alunos especiais e coordenadores das unidades da rede municipal de ensino iniciaram, no último sábado, 1º, a capacitação do programa Inclusão Escolar do Aluno com Deficiência, oferecida pela Secretaria de Educação do município, realizada na Escola Municipal Paulo Freire. Serão seis encontros mensais com o objetivo de capacitar os professores para acolher os alunos portadores de necessidades especiais na sala de aula do ensino regular.

A inclusão social começa pela escola. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Clory Zanferrari, a criança incluída desde a educação infantil no ensino regular terá mais condições de seguir na escola e manter sua trajetória de desenvolvimento. “Além da capacitação e formação continuada de professores, é preciso pensar em materiais didáticos específicos aos diferentes públicos e garantir as adaptações físicas necessárias nas nossas instituições”, afirmou.

A coordenadora de Educação Especial da secretaria, Maria de Lourdes Castanha de Freitas, lembra que a inclusão já é uma realidade nas escolas de Umuarama. “Temos dezenas de alunos com diversas limitações físicas e intelectuais e os professores são preparados para trabalhar com eles. São 33 autistas, de níveis leve, moderado e grave, e também portadores da síndrome de Down, cadeirantes, cegos, enfim, com deficiências múltiplas. Todos são bem acolhidos e integrados à turma, por isso é importante capacitar o professor, facilitar o convívio e permitir o desenvolvimento de todos os alunos”, afirmou.

A capacitação reuniu cerca de 70 professores, equipe de apoio, coordenadores de todas as escolas municipais e o pessoal das salas de recursos multifuncionais, e contou com a presença do prefeito Celso Pozzobom. “A inclusão é lei, e além disso é questão de humanidade. Por isso, nossos professores são constantemente capacitados para receber bem os alunos especiais e oferecer uma educação de qualidade, que permita a eles desenvolver o potencial, assim como aos demais alunos”, disse ele.

“O professor precisa saber trabalhar com toda a diversidade das turmas para que o direito à educação seja exercido em sua plenitude”, reforçou o prefeito Celso Pozzobom, assegurando que a rede municipal oferece estímulo e condições para a capacitação dos educadores.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal