Umuarama, terça-feira, 19 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

22/03/2017

Educação em saúde utiliza maquete para comparar cidade limpa e suja

Educação em saúde utiliza maquete para comparar cidade limpa e suja

A Coordenadoria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio da Vigilância Ambiental, preparou maquetes para auxiliar no trabalho educacional realizado nas escolas, para alunos de 5 a 10 anos, com foco no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zica vírus. O objetivo é disseminar informação sobre o inseto, o seu ciclo reprodutivo e medidas de controle – com destaque para a limpeza do quintal, terrenos e vias públicas.

Nas maquetes, que serão exibidas lado a lado mostrando a diferença entre uma cidade limpa e outra tomada pelo lixo, os agentes de combate a endemias treinados para palestras vão reforçar a conscientização sobre a importância da limpeza e da organização. "O descuido dentro do quintal com o acúmulo de materiais que podem armazenar água parada favorece a reprodução do mosquito. Acreditamos que, despertando essa consciência nas crianças, o assunto será discutido com os pais e a prevenção vai ser reforçada", afirmou o chefe da Covisa, Flávio Posseti.

A educação em saúde é uma das ações preventivas que a coordenadoria pretende estimular. Por orientação é possível conquistar o apoio e a parceria da população para juntar esforços contra vetores e insetos perigosos que têm sido notados com frequência na cidade, como o caramujo africano, escorpiões e o mosquito da dengue, entre outros causadores de endemias.

As escolas municipais são a prioridade, porém a educação em saúde pode ser levada a outros estabelecimentos – estaduais e particulares – se houver o convite. Além das maquetes, montadas de forma artesanal pelas agentes Maria Lopes e Maria Salete, a equipe da Vigilância em Saúde trabalha com teatro de fantoches, jogos e brinquedos didáticos, além de palestras de prevenção em saúde envolvendo equipes da Epidemiologia, Vigilância Sanitária e infecções sexualmente transmissíveis (DSTs). O contato pode ser feito diretamente na Covisa (Avenida Brasil, próximo à esquina com a Rua Governador Ney Braga), ou pelo fone (44) 3906-1143.

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | SECOM

Educação em saúde utiliza maquete para comparar cidade limpa e suja
Educação em saúde utiliza maquete para comparar cidade limpa e suja
Educação em saúde utiliza maquete para comparar cidade limpa e suja

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal