Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Beleza

19/01/2017 | Concebido por Goioerê

Que tal fazer seu próprio desodorante natural?

Que tal fazer seu próprio desodorante natural?

Por que usar desodorante natural?

A maioria das marcas utiliza o cloridrato de alumínio (sais de alumínio), o qual obstrui nossos poros evitando que eles possam “respirar”, fechando a passagem do suor. Claro, muitos podem dizer que esta é justamente a função do desodorante. Mas, desta forma, o desodorante interrompe de maneira direta o processo natural de regulação da temperatura.

Os desodorantes também contêm parabenos, que são utilizados como conservantes e estabilizantes mas, assim como o alumínio também são absorvidos pela pele. Os parabenos são motivo de controvérsia e preocupação para muitos. Os parabenos se assemelham ao nosso hormônio estrogênio e embora a quantidade absorvida possa ser bem pequena, ao longo do tempo isto pode ser significativo e causar problemas mais graves para a saúde.

Além disso, existem alguns estudos que sugerem que o uso frequente desse tipo de desodorante pode ocasionar câncer de mama, já que suas substâncias penetram pela pele e se depositam na região ao redor das axilas.

Receitas de Desodorantes Naturais

Se você quer uma outra alternativa aos desodorantes ou antitranspirantes comuns, que tal experimentar um desodorante mais natural? Que tal fazer seu desodorante em casa? É baratinho, eficiente e simples de fazer! Vamos para duas receitinhas então…

Receita 1: Óleo de coco e Bicarbonato de Sódio

O desodorante natural feito de bicarbonato de sódio pode combater perfeitamente o mau cheiro nas axilas, causado pela combinação do suor e das bactérias. O desodorante faz com que deixe-se de sentir o cheiro, ao bloquear a umidade ou disfarçar o cheiro com um forte aroma mais agradável. O óleo de coco é calmante e suaviza a pele, é também um excelente antibactericida.

Ingredientes:

8 colheres de sopa óleo de coco
4 colheres de chá de bicarbonato
4 gotas óleo essencial de cravo
4 gotas de óleo essencial de lavanda

Derreta as 8 colheres do óleo de coco em banho maria. Adicione o bicarbonato e misture bem, adicione as gotas de óleos essenciais e misture. Coloque em um recipiente pequeno e com tampa. Separe uma pazinha para evitar colocar os dedos. Coloque na geladeira até endurecer. Se a região onde mora tiver um clima mais quente (acima dos 20 graus), é preciso deixar na geladeira para não derreter.

Para deixar seu desodorante natural mais aromatizado e potencializar a função antibacteriana, podemos acrescentar os óleos essenciais.

Alguns óleos como o tea tree e cravo são muito bactericidas. Também pode-se utilizar o óleo essencial de hortelã-pimenta ou lavanda, que vai deixar mais refrescante.

Se quiser um desodorante mais floral, pode usar ylang ylang, ou Patchouli com Lemongrass. Para um aroma mais amadeirado escolha o de cedro.

Receita 2: Com Laranja

Casca de 2 limões
Casca de 2 laranjas
½ litro de água
2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de sal marinho

Rale as cascas das frutas e as ponha para ferver com água. Coe a preparação e deixe esfriar. Adicione o sal marinho e o bicarbonato de sódio. Misture bem e passe para outro recipiente. Pode utilizá-lo nas axilas e em outras partes do corpo ou até mesmo como um banho relaxante. Como ele fica mais líquido, coloque em um recipiente de spray.

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | BELEZA E SAÚDE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal