Umuarama, quinta-feira, 23 de maio de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/04/2023

Revisão do plano de manejo da APA do rio Piava terá segunda audiência pública dia 9

Revisão do plano de manejo da APA do rio Piava terá segunda audiência pública dia 9

O Conselho Municipal do Meio Ambiente realiza no próximo dia 9, às 19h30, a segunda audiência pública do processo de revisão do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) do rio Piava, único manancial de abastecimento de água potável da cidade. O tema será ‘Visão das comunidades sobre a unidade de conservação’.

A presidente do conselho e secretária municipal do Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, explica que é essencial a presença dos moradores das propriedades estabelecidas na APA nesta audiência, que será realizada em horário noturno e em espaço público próximo da região (a quadra da Capela Nossa Senhora Aparecida, no Parque Jabuticabeiras), justamente para facilitar a participação da comunidade.

“O objetivo da audiência é apurar a visão da comunidade sobre a área de APA, saber o que pensam os moradores locais, o que eles acreditam que precisa ser mudado, melhorado, enfim o que esperam da administração pública. Por isso faremos a audiência em local de fácil acesso e em horário que não prejudique a rotina de trabalho dos moradores”, explicou.

A Prefeitura realizou a primeira audiência em 27 de março, no anfiteatro do Paço Municipal, para apresentar as propostas da revisão do plano de manejo da APA. Para assegurar a preservação da unidade de conservação (UC), um dos desafios é conter o crescimento desordenado e práticas que possam colocar em risco o ambiente e a qualidade da água coletada no ribeirão, para tratamento e distribuição à população.

As audiências reúnem membros do Conselho do Meio Ambiente, moradores da APA e representantes da Sanepar, do Ministério Público que atua nas questões ambientais, da Procuradoria-Geral da Prefeitura e da sociedade civil organizada. O prefeito Hermes Pimentel destaca a importância da conservação do manancial e áreas próximas para garantir o abastecimento da população.

Segundo Pimentel, é importante pensar no futuro e cuidar bem da APA, “por isso a Prefeitura e as lideranças do setor estão trabalhando na elaboração do novo plano de manejo. Vamos aproveitar a audiência para ouvir os moradores, esclarecer dúvidas e dar continuidade ao processo”, convidou.

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | ASSESSORIA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal