Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Paraná

30/07/2022 | Concebido por Goioerê

IBGE visita 3,9 milhões de domicílios no Paraná a partir do dia 1º de agosto

IBGE visita 3,9 milhões de domicílios no Paraná a partir do dia 1º de agosto

Nesta segunda, 1º de agosto, a coleta do Censo Demográfico começa em todo o país, mobilizando mais de 200 mil pessoas. No Paraná, serão mais de 11 mil pessoas, entre recenseadores e agentes censitários. A coleta, o momento em que as pessoas serão visitadas e responderão ao questionário do Censo, ocorre de agosto a outubro. A divulgação dos primeiros resultados, inclusive a contagem da população, está prevista para dezembro deste ano.

Como identificar o recenseador

Cada um dos recenseadores poderá ser identificado pelo seu uniforme, colete e boné, com logotipo do Censo, pelo dispositivo móvel de coleta (DMC) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto. É possível verificar a identidade do recenseador pelo site Respondendo ao IBGE ou pela Central de Atendimento ao Censo 0800 721 8181. Ambos constam no crachá do agente. Para realizar a confirmação, o cidadão deve fornecer o nome, matrícula e/ou CPF do recenseador.

Como grande parcela da população passa a maior parte do dia fora do domicílio, os recenseadores poderão fazer visitas no horário noturno, durante feriados ou finais de semana. Cada recenseador organizará seu trabalho a fim de conseguir entrevistar ao menos um morador de todos os domicílios. Ou seja, todos serão contados, mas nem todos serão necessariamente entrevistados.

Respeitando padrões metodológicos internacionais, os recenseadores vão visitar todos os endereços, abrangendo vários tipos de habitações: domicílios particulares, domicílios coletivos, domicílios improvisados e setores especiais, dentre os quais destacam-se terras indígenas, quilombos e aglomerados subnormais.

Sobre o Censo Demográfico

O Censo Demográfico brasileiro é uma das mais complexas e grandiosas operações estatísticas realizadas no mundo. Precisará cobrir um território de mais de 8,5 milhões de quilômetros quadrados para retratar as condições de vida dos brasileiros e imigrantes que vivem no país. Somente no Paraná, o Censo cobrirá 200 mil quilômetros quadrados de área.

A estimativa é de que sejam visitados 89 milhões de endereços, sendo 75 milhões de domicílios, no Brasil. No Paraná, a estimativa é de 3,9 milhões de domicílios a serem visitados. No Censo 2010, o IBGE verificou que o país tinha 190,8 milhões de habitantes, enquanto o Paraná possuía 10,4 milhões.

Inscrições para recenseador continuam até dia 3 de agosto

Os interessados em trabalhar no Censo Demográfico ainda podem se inscrever no Processo Seletivo Simplificado Complementar para recenseador. Existem mais de 1.200 vagas em todo o estado. É preciso ler o edital, imprimir e preencher o formulário e levá-lo nos postos de inscrições indicados.

Clique aqui para mais informações sobre o processo seletivo

Clique aqui para saber mais sobre o Censo Demográfico

 

PUBLICIDADE

Fonte: GOIOERÊ | CIDADE PORTAL | IBGE

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal