Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

30/07/2022

Município de Umuarama vai implantar central de arborização e paisagismo

Município de Umuarama vai implantar central de arborização e paisagismo

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente está investindo cerca de R$ 60 mil em recursos próprios na construção de duas estufas para plantio e desenvolvimento de mudas de flores para utilização no paisagismo urbano. Até pouco tempo era utilizada uma estufa montada no pátio de máquinas da Prefeitura, que foi danificada durante o último período de fortes chuvas.

Agora uma central de arborização e paisagismo está sendo implantada em uma chácara de propriedade do município, nas proximidades do Aeroporto Regional Orlando de Carvalho. As estufas terão 30 metros de comprimento por sete de largura (210m²) cada uma.

“Nós trabalhamos com sementes e mudas adquiridas mediante licitações. As estufas são necessárias para desenvolver as plantas até o estágio adequado para o plantio, pois garante um ambiente apropriado para o crescimento e fortalecimento das mudas, que recebem substrato, adubação, irrigação e sol na medida certa”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio.

A chefe da Divisão de Controle Ambiental, Fernanda Periard Mantovani, acrescentou que futuramente também serão produzidas mudas de espécies arbóreas para reposição e ampliação da arborização urbana. “A expectativa é que possamos utilizar as estufas já a partir de agosto”, estimou. Umuarama demanda hoje cerca de 50 mil mudas de flores e arbustos para ornamentar canteiros, praças e outros logradouros públicos, utilizadas em duas trocas anuais (verão e inverno).

Apenas no Lago Aratimbó temos agora cerca de 10 mil flores plantadas, depois que o local foi revitalizado para as festividades do aniversário da cidade. “O prefeito Hermes Pimentel decidiu manter o paisagismo, tendo em vista que o lago é um dos pontos mais visitados da cidade, e está prevista uma decoração especial também para o natal”, comentou Fernanda.

A próxima licitação prevê o investimento de aproximadamente R$ 700 mil em mudas de flores e de árvores, insumos, substrato e demais artefatos utilizados no paisagismo. “Este é um cuidado que o município tem para atrair e agradar visitantes, a população em geral, e com isso ajudar a movimentar o comércio e o setor de serviços. Todo mundo deseja uma cidade limpa, bonita e colorida, e as flores já viraram uma tradição em nossa cidade. É uma das nossas atrações”, destacou o prefeito Hermes Pimentel.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal