Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

29/06/2022

Relógio é escolhido como mascote do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Umuarama

Relógio é escolhido como mascote do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Umuarama

O Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, comemorado em 12 de junho, ganhou programação mais que especial em Umuarama com a realização do concurso que escolheu um mascote para o Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Mais de 630 crianças e adolescentes de seis entidades socioassistenciais participaram e os resultados foram revelados em evento realizado na noite de segunda-feira (27) no teatro do Centro Cultural Vera Schubert.

A secretária municipal de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana, explicou que o principal objetivo da criação do mascote é, além de conscientizar e sensibilizar toda a sociedade sobre o trabalho infantil, fortalecer a identidade do Peti. “Um mascote tem esse poder de criar vínculos e interagir com o público, ativar a memória de forma agradável e rápida, além de principalmente expandir o alcance do Peti”, detalhou.

Daniele Ferreira da Maia, coordenadora do Peti em Umuarama, classificou os trabalhos recebidos como ‘impressionantes e maravilhosos’, destacando que o júri teve muito trabalho para chegar a uma lista de apenas 10 finalistas (veja lista nesta página). “O mascote vencedor foi o ‘Relógio’, criado por Rafael Henrique Inácio, da entidade Bem Viver. A justificativa utilizada como argumento também merece todo destaque, já que, segundo o aluno, ‘o relógio mostra que não é hora da criança trabalhar e sim de estudar e brincar’”, relatou.

Conforme o regulamento, Rafael foi contemplado com um tablet e a entidade Bem Viver levou uma Smart TV de 42 polegadas. Durante o evento, que contou com a participação do Procurador do Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), Dr. André Vinicius Melatti, também teve um desafio musical, onde o participante que criasse uma paródia com o tema ‘trabalho infantil’ seria também premiado. O aluno vencedor do desafio foi Murilo dos Santos, da Casa da Paz, que levou pra casa um kit com skate e um capacete. Outra premiada por Giovana da Silva Léssio de Souza, da Colorindo o Futuro, que ganhou uma caixinha de som JBL.

As seis entidades socioassistenciais de Umuarama participantes do concurso foram a Aram – Guarda Mirim, Bem Viver, Colorindo o Futuro, Casa da Paz, Assebe e Associação Vida e Solidariedade. Sandra Prates, chefe de Divisão de Proteção Especial da Secretaria de Assistência Social, salientou a participação do aluno Marcos Antonio, da Vida e Solidariedade. “Ele contribuiu com diversas ideias e sugestões de mascotes, em uma participação de destaque, por isso leva para casa um prêmio especial”, disse.

Outra surpresa na noite foi a premiação com brindes especiais entregues para mais de 60 crianças. “Distribuímos balões para quem compareceu ao evento e dezenas delas tiveram a grata surpresa de receber um dos que continham algum tipo de brinde. Vale destacar que todos ficaram encantados com o capricho e a criatividade dos trabalhos, lembrando que a escolha do mascote não contemplava o desenho mais bonito e sim a justificativa coerente com o tema”, resumiu.

A comissão julgadora foi composta pelo presidente do Conselho Municipal dos Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivo Galdino da Silva, a coordenadora técnico-pedagógica de documentação escolar, Viviane Aparecida Cameloti da Silva, a coordenadora do curso de Marketing e Pedagogia da UniAlfa, Lais Bueno Tonin, a educadora social do Peti, Roselene de Sousa, e a coordenadora do PETI, Daniele Ferreira da Maia.

FINALISTAS DO CONCURSO DO PETI

Caio Gabriel Galassi

Aram

Águia

Marcos Antonio

Vida e Solidariedade

Girafa

Nicole de Oliveira Mendonça

Aram

Arara

Larissa Savioli

Aram

Macaco

Rafael Henrique Inácio

Bem Viver

Relógio

Nathan Henrique Rossi

Casa da Paz

Coruja

Adrian Oliveira Raiz

Vida e Solidariedade

Tartaruga

Luiza de Oliveira de Souza Andrade

Assebe

Gato

Ana Clara Graciano Marin

Assebe

Cachorro

Pedro Henrique Damasceno Araujo

Colorindo o Futuro

Cegonha

.

 
PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal