Umuarama, sexta-feira, 29 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

29/06/2022

Ainda restam vagas para o pequeno produtor participar do Programa + Frutas em Umuarama

Ainda restam vagas para o pequeno produtor participar do Programa + Frutas em Umuarama

Pequenos produtores e agricultores familiares ainda podem se inscrever para garantir participação no Programa + Frutas, que será lançado pela Prefeitura de Umuarama na próxima quinta-feira, 30. Criado depois de uma extensa pesquisa de campo, que considerou fatores climáticos, características do solo e a ‘vocação’ dos agricultores, a iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura chega com a perspectiva de aumentar a renda e atender a grande demanda do mercado local e regional.

Basta lembrar que a maior parte das frutas vendidas nas feiras e supermercados da cidade, bem como adquirida pelo município para programas sociais e a merenda escolar, vem de outras cidades e até de Estados distantes do Paraná. “Esse grande mercado pode ser atendido pelos nossos produtores com a oferta de frutas de qualidade, sem o alto custo do frete. Para isso eles terão apoio total da administração municipal”, afirmou o prefeito Hermes Pimentel.

O secretário de Agricultura, Cleverson Alvarenga, destaca que a meta do programa é envolver um grande número de produtores para transformar Umuarama em polo regional de frutas, aproveitando as boas condições e os incentivos do município. “Nesta primeira etapa queremos contar com pelo menos 82 pequenos agricultores para cultivar uma área mínima de 28 hectares. A terra terá irrigação, acompanhamento técnico e mudas selecionadas, para melhorar a produtividade”, anunciou.

Os produtores interessados podem se inscrever junto à Secretaria da Agricultura (pelo link https://forms.gle/336vUCEsJVHxWGP39). Eles terão, à disposição, mudas de abacaxi, banana, laranja, mexerica, goiaba, mamão, maracujá, morango e uva. O programa conta com a participação do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR/PR), a Universidade Estadual de Maringá (UEM), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e a Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais de Umuarama (Cooperu).

A Prefeitura disponibilizará serviço de hora/máquina para o preparo do solo, insumos (como calcário) e mudas frutíferas de alto padrão. O IDR/PR participará com assistência técnica e eventuais financiamentos, através de programas estaduais. Os projetos de irrigação ficarão a cargo da UEM e a Cooperu disponibilizará a estrutura para comercialização dos produtos. O Senar oferecerá cursos de capacitação aos produtores.

“O programa tem tudo para ser um sucesso, aumentar os ganhos da propriedade e melhorar a qualidade de vida do produtor e sua família, com as ótimas condições preparadas pela nossa equipe e a demanda do mercado. Por falta de opções, a maioria das frutas comercializadas no comércio hoje vem de outros Estados”, completou o prefeito Hermes Pimentel.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal