Umuarama, sexta-feira, 1º de julho de 2022 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

10/06/2022

Peti vai ganhar mascote em comemoração ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil

Peti vai ganhar mascote em comemoração ao Dia de Combate ao Trabalho Infantil

O Dia dos Namorados não é a única comemoração de 12 de junho. A data, que transcorre no próximo domingo, é também o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil e em Umuarama uma equipe ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social abraça a causa e realiza, o ano todo, campanhas e ações de prevenção e orientação para proteger as crianças e adolescentes do trabalho precoce.

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) lembra que são vetadas as atividades, econômicas ou de sobrevivência, realizadas por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos. “É permitido trabalhar a partir dos 14 anos apenas na condição de aprendiz. Se o trabalho realizado for periculoso, insalubre ou noturno, só pode ser permitido após os 18 anos”, lembra a coordenadora do Peti em Umuarama, Daniele Ferreira da Maia.

Neste ano, para celebrar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, o Peti realizou concurso para a escolha da mascote que representará o programa. O projeto trabalhou com cerca de 600 crianças de seis entidades socioassistenciais do município.

A campanha reforça que as crianças precisam estudar e brincar. “Cada coisa deve ser feita no seu tempo. Vai chegar o momento em que será necessário trabalhar. O único instrumento de ‘trabalho’ de uma criança deve ser o lápis, a borracha e um brinquedo”, orienta ela, lembrando que o trabalho precoce traz consequências e interfere diretamente no desenvolvimento das crianças e adolescentes. “Eles ficam expostos não só a problemas físicos, como também emocionais e sociais”, aponta Daniele.

Sandra Prates, chefe de Divisão de Atenção Especial da Secretaria de Assistência Social, pontua que a criação da mascote dará mais visibilidade ao programa e estabelecerá relação de cumplicidade com as crianças e a comunidade em geral. “A mascote vai ser a identidade do Peti, para expandir o alcance do programa e criar um vínculo emocional de forma que valores e ideias sejam absorvidos de forma muito mais eficaz”, enfatizou.

A mascote vencedora será revelada na solenidade de premiação, prevista para o Ginásio de Esportes Amário Vieira da Costa ainda neste mês de junho, em ação especial em referência ao Dia Mundial do Trabalho Infantil. A criança ou adolescente criador da mascote será contemplado com um tablet e a entidade à qual ele pertencer vai faturar uma Smart TV de 42 polegadas.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal