Umuarama, quinta-feira, 25 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

25/05/2022

Umuarama completa 67 anos com 30 dias de festas

Umuarama completa 67 anos com 30 dias de festas

Durante os 30 dias do mês de junho haverá programação especial para comemoração do aniversário de 67 anos de Umuarama. O prefeito Hermes Pimentel fez o anúncio oficial das atividades na manhã de terça-feira (24) no Auditório Haruyo Setogutte, em reunião com profissionais e veículos da imprensa.

A história da cidade, fundada em 26 de junho de 1955, será retratada em duas exposições no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert. Uma delas traz fotos, painéis, documentos e objetos que registram a memória da Capital da Amizade. Paralelamente, ficam em exposição as telas do artista plástico Abraão Hachicho, que retratou em óleo sobre tela a cronologia da colonização do município. As mostras ficam em cartaz de 1 a 30 de junho.

Ainda sobre o registro histórico da cidade, destaque para o Encontro de Pioneiros, agendado para as 9h do dia 1º, no teatro Vera Schubert: será um bate-papo com quem ajudou a escrever a história da cidade, aberto a todas as pessoas interessadas em conhecer um pouco mais sobre um rico período em que nascia uma das mais importantes cidades do Paraná.

A Mostra de Dança Capital da Amizade acontece no sábado e no domingo, dias 4 e 5, às 19h30 no teatro Vera Schubert, reunindo trabalhos de coreógrafos, bailarinos e professores, com criações em dez gêneros: balé clássico, balé neoclássico, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, danças populares, dança de salão, dança do ventre, sapateado e dança livre.

No domingo (5), a volta de um dos eventos mais populares da cidade: a Caminhada Ecológica, que está em sua 20ª edição. A saída está marcada para as 7h30 do Lago Aratimbó e o percurso de 7,7 mil metros inclui passagem pela Estação de Captação de Águas da Sanepar, na estrada Jaborandi.

Em 11 anos de realização, a Campanha E-Lixo já arrecadou quase 140 toneladas de equipamentos eletrônicos inservíveis, que deixaram de ser jogados na natureza e ainda foram reaproveitados em projetos educacionais e sociais. A ação recebe sucatas de informática e equipamentos como computadores, monitores, impressoras, rádios, aparelhos de som, de telefone, celulares e fax, televisores e câmeras fotográficas, entre outros. Será na quinta-feira (9) das 8h às 16h, na Feira do Produtor.

Três eventos culturais agitam o final de semana no palco do teatro Vera Schubert: o melhor da música sertaneja, retratada de forma cronológica, estará no espetáculo ‘Amizade em Preto e Branco’, que o maestro, arranjador, produtor musical e cantor Marco Aurélio apresenta na sexta-feira (10). A diversão não para com a realização da 1ª Mostra de Esquetes Umuarama em Cena, que vai reunir artistas de toda a região no sábado (11). Finalmente, no domingo (12), o espetáculo de teatro ‘Neon’ aborda a história de Clara e seu mundo repleto de luzes, cores e sonhos.

Festivais, feiras e muito mais

Com distribuição de R$ 18 mil em prêmios em dinheiro, o Festival de Música Capital da Amizade (Femucam) está de volta depois de uma pausa de sete anos e vai escolher artistas amadores de Umuarama e região nas categorias popular, sertanejo e banda. As etapas classificatórias serão nos dias 16, 17 e 18 e a final será no domingo, dia 19, sempre às 20h. Neste mesmo domingo, a partir das 9h, a praça Santos Dumont é o ponto de encontro para comemoração do Dia Mundial do Skate, com o evento ‘Go Skate Day’ de valorização da cultura do skate.

No dia 21 (terça-feira) a Secretaria de Segurança, Trânsito e Mobilidade Urbana prepara o evento “Sestram de Portas Abertas”, quando a população poderá visitar, das 8h às 17h, a sede da secretaria que reúne a Guarda Municipal e a Umutrans – uma oportunidade para conhecer a sala de monitoramento do trânsito, central de TV, o arsenal de armas letais e não letais e demais equipamentos utilizados pelos agentes.

Festas no Lago Aratimbó

O Lago Aratimbó, principal cartão-postal de Umuarama, vai concentrar uma série de eventos para reunir as famílias. E o início das atividades será no dia 22 (quarta-feira) com a abertura da Expoflor, às 10h, do Saúde em Ação, às 18h, e da Festa das Nações, às 19h. A Expoflor, que comercializa flores vindas diretamente de Holambra, tem organização e renda revertida ao Clube de Mães e vai funcionar de 22 a 26/06 até as 22h. O Saúde em Ação vai disponibilizar vacinas contra covid-19 e influenza para todos os públicos, além de levar informações sobre o combate à dengue.

A Festa das Nações este ano chega com nova proposta, reunindo várias entidades beneficentes na oferta de pratos típicos de vários países. No dia 22 o cardápio traz a culinária japonesa, com yakissoba, frango xadrez e sushi hot Filadélfia. Dia 23 é a vez de pratos brasileiros, com escondidinho, vaca atolada e arroz carreteiro. Dia 24 chegam os pratos americanos, com costelinha suína barbecue, jambalaia (à base de frango e camarões) e frango frito.

No dia 25 a gastronomia italiana faz a festa, com espaguetes, almôndegas, nhoque e conchiglioni. E para encerrar, no dia 26, Comida de Boteco, com dadinho de tapioca, caldo de mocotó, espetinhos de xixo e o trio frango-batata-mandioca. Ainda na quarta-feira (22) acontece também o Arraiá no Lago, com comidas e danças típicas. O show da noite, a partir das 20h, fica por conta do violeiro Gabriel Paixão, André Barsil, Grupo de Viola e JB & Sylvinho Tecladista.

Na quinta-feira (23), das 8h às 10h, o teatro Vera Schubert sedia evento especial para os idosos, com lançamento da campanha ‘Golpes Virtuais – Proteja o Idoso’, palestra ‘Como Envelhecer & Envelhecimento Ativo’, com a médica Carla Dalponte, e a palestra ‘Segurança Digital para os Idosos’, com Ivo Galdino.

A noite de quinta, no Lago, será abrilhantada pelo grupo Benedictus (pop-rock nacional e internacional e música sertaneja), Banda Dorallice (pop rock) e Lucca Junior (sertanejo). Na sexta-feira (24) o show é com a cantora sertaneja Alline Monteiro. Já no sábado (25) o espetáculo fica por conta do cantor Marco Aurélio, que traz um repertório de músicas sertanejas, MPB e pop rock nacional.

Domingo no Lago

No domingo (26), a festa de aniversário de 67 anos de Umuarama começa com a cerimônia oficial de hasteamento da bandeira, às 8h, na Praça Miguel Rossafa e a presença de representantes das forças de segurança do município. Às 9h30, na Igreja Matriz São Francisco de Assis, acontece a missa de ação de graças e às 9h acontece a abertura do 1º Torneio de Pesca Capital da Amizade, que será encerrado às 16h e terá premiação entregue às 19h. A atração musical da noite fica por conta da dupla Ruy Lopes & Renan, com o melhor do sertanejo.

Na quarta-feira (29), o Procon Umuarama apresenta um evento especial para estudantes de Direito da Universidade Paranaense (Unipar) e da UniAlfa: a aula magna ‘Defesa dos Direitos do Consumidor’, no teatro Vera Schubert. No dia 30 de junho, um evento técnico marca o encerramento das festividades: será o lançamento do ‘Programa + Frutas’, que a secretaria de Agricultura preparou para o fortalecimento da fruticultura e incentivo ao pequeno produtor familiar rural. O encontro será às 14h no Anfiteatro Haruyo Setogutte.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal