Umuarama, quarta-feira, 24 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

24/05/2022

Recapeamento de ciclovia é última etapa da duplicação da avenida Portugal em Umuarama

Recapeamento de ciclovia é última etapa da duplicação da avenida Portugal em Umuarama

A ciclovia marginal à avenida Portugal, no trecho entre a rua Monteiro Lobato e a rodovia PR-482 (saída para Maria Helena), está sendo revitalizada pela Prefeitura. A equipe de pavimentação asfáltica da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano e Projetos Técnicos iniciou o recapeamento completo da via na manhã da última sexta-feira, 20, e o trabalho continua nesta segunda, 23.

O serviço foi determinado pelo prefeito Hermes Pimentel. A avenida Portugal está praticamente pronta, já recebendo a sinalização, e a pintura da ciclovia – que faz parte do contrato – faz parte da última etapa de serviços. “A avenida já conta com iluminação de LED e os problemas no pavimento, provocado pelo tráfego pesado, já foram solucionados. Em poucos dias essa importante obra estará finalizada finalmente poderá ser entregue à comunidade”, destacou.

A ciclovia, com 3,2 mil metros de extensão por 2,60 de largura, é muito utilizada pela população do Jardim Cruzeiro e bairros próximos, e frequentada também por ciclistas de outras regiões da cidade para acessar a ciclovia ao lado da PR-482, até a estrada Pioneiro (a antiga estrada para o distrito de Lovat).

Este é o local mais utilizado para prática do pedal em Umuarama. “Temos ali nas imediações a Praça Portugal – ponto de encontro dos ciclistas, com água gelada e toda a infraestrutura – e a via serve de acesso a várias rotas de ciclismo. Com as obras de duplicação e modernização, a avenida Portugal também ganhou calçada para pedestres e a ciclovia poderá ter uso exclusivo dos ciclistas”, aponta o secretário de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira.

A previsão do setor de Obras é que o recapeamento seja concluindo ainda esta semana, possivelmente até a próxima quinta-feira. A duplicação da Portugal foi planejada para estimular o desenvolvimento daquela região da cidade, além de ser mais uma opção de acesso ao shopping e à nova rodoviária. A região, que já abriga um mercado de atacado e várias indústrias de pequeno e grande porte, tem ainda grande potencial de crescimento.

A avenida tem 3,2 mil metros de extensão. O prefeito Hermes Pimentel lembra que o investimento na pavimentação é de R$ 4,9 milhões em recursos do governo do Estado, por meio do Programa ParanáCidade, e contrapartida municipal.

São 27 mil m² de asfalto novo, recapeamento e adequações, melhorando uma das rotas mais movimentadas da cidade e que comporta inclusive tráfego pesado – por ali passam caminhões vindos do Paraguai e Mato Grosso do Sul rumo à divisão com São Paulo e à PR-323.

Na instalação das luminárias em LED (78 conjuntos de postes com braços ornamentais duplos em 156 luminárias) o investimento foi de R$ 890.548,78

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal