Umuarama, sábado, 21 de maio de 2022 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/05/2022

Pessoas com fibromialgia recebem apoio em associação sem fins lucrativos

Pessoas com fibromialgia recebem apoio em associação sem fins lucrativos

No Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, celebrado nesta quinta-feira (12), a Apafibro (Associação Paranaense de Fibromiálgicos), com sede em Umuarama, informa que após dois anos de pandemia, está com uma série de atividades e ações especiais voltadas para pessoas que vivem com fibromialgia, uma forma de reumatismo que provoca, entre outros sintomas, dores limitantes.

Suely Sucupira, presidente da associação, relata que existem hoje ao menos 120 pessoas associadas à Apafibro. “Mas este número deve aumentar bastante agora que estamos retomando as atividades presenciais e temos muitos projetos para serem colocados em prática. Como trata-se de uma síndrome limitante – e muitas vezes incapacitante –, o indivíduo necessita de informação, apoio e alternativas para que possa ter uma vida o mais confortável possível”, observa, acrescentando que no Brasil a estimativa é de que existam 4 milhões de pessoas nesta condição – destas, entre 75% e 90% são mulheres.

Desde que foi criada, em 2016, a Apafibro já teve várias conquistas, como o título de Entidade de Utilidade Pública, justamente por oferecer serviços de relevância social e sem fins lucrativos. “Nossas parcerias com entidades públicas e privadas resultam em benefícios para os associados, como as atividades físicas específicas para fibromiálgicos oferecidas por profissionais da Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Três vezes por semana o [secretário] Jefinho reúne um grupo para se exercitar, que é uma das formas de abrandar a dor”, conta.

Os associados também têm aulas grátis de ioga, com o mestre iogue Sérgio dos Santos, realizadas todas as segundas e sextas-feiras na sede da Apafibro. “Também firmamos um convênio com a Unipar (Universidade Paranaense) em que os associados pagam uma taxa simbólica e podem fazer hidroginástica, atividades que também ajudam a aplacar a dor. Vale destacar que, de acordo com o Ministério da Saúde, não existe um método de prevenção comprovado e especialistas indicam a atividade física como auxiliar para o tratamento”, relata Suely.

Para fazer parte da Apafibro, a pessoa diagnosticada com fibromialgia deve procurar a Secretaria Municipal de Saúde para solicitar sua inscrição e receber a carteirinha. “É preciso ter o laudo médico, que é feito por um reumatologista. A porta de entrada é a unidade básica de saúde do bairro. E para mais informações, basta entrar em contato com nossa equipe”, finaliza.

SERVIÇO – APAFIBRO – Associação Paranaense dos Fibromiálgicos – Para doações e inscrições como voluntário – Rua São Vicente n° 2056 – Jardim Birigui (ao lado da Assumu) – Contato: (44) 99102-0118 – Suely Sucupira – (44) 99941-6838 – Suzi Danhoni – (44) 99726-3423 – Jônia Lima – (44) 98855-4209 – Luiza Lima.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal