Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

13/05/2022

Palestra sobre segurança no trânsito mobiliza 150 alunos do 5º ao 9º ano do Fundamental

Palestra sobre segurança no trânsito mobiliza 150 alunos do 5º ao 9º ano do Fundamental

A Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Mobilidade (Sestram) vem desenvolvendo em Umuarama, em conjunto com os parceiros, as ações da campanha Maio Amarelo – um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Nesta quarta-feira, 11, o inspetor Thiago Neri, da Guarda Municipal (GMU), realizou uma palestra para 150 alunos no Colégio Alfa, dentro do cronograma da campanha.

O objetivo do Maio Amarelo é chamar a atenção da população para o alto índice de mortes e feridos no trânsito – em especial motociclistas e pedestres idosos, no caso de Umuarama – e colocar em evidência a necessidade de haver mais segurança no trânsito. “Queremos mobilizar toda a nossa sociedade para pensar sobre o assunto e adotar medidas e ações que garantam essa segurança no cotidiano”, destacou a diretora de Trânsito do município, Dianês Maria Piffer.

O ambiente escolar é um dos locais mais propícios para a conscientização, pois e de lá que sairá a próxima geração de motoristas. Além das palestras a estudantes, o cronograma de ações prevê blitze educativas em pontos de grande movimento, como entradas e saídas de escolas, distribuição de material educativo, orientação nos grupos do programa Vida Ativa Melhor Idade e na atividade ‘Vou de Bike’, em parceria com a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Estão previstas ainda ações nas feiras livres e Feira do Produtor, no Lago Aratimbó e nas imediações do campus III da Universidade Paranaense (Unipar), além das blitze em pontos surpresas, palestra para motociclistas e idosos e uma simulação de acidente com encenação.

AGENTES AMEAÇADOS

O Maio Amarelo reúne vários parceiros – como Sestram, Guarda Municipal, Umutrans, Polícia Militar e 20ª Ciretran/Detran – e conta também com o trabalho dos agentes da autoridade de trânsito, recém-nomeados pelo município após realização de concurso público e um longo período preparatório. Embora a maioria da população entenda a importância da orientação e da fiscalização para diminuir o risco de acidentes e assegurar o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uns poucos motoristas reagem de forma negativa ao trabalho dos agentes.

No último sábado, 7, dois agentes de trânsito no exercício de suas funções foram ameaçados por um condutor que, em tom provocativo, incorreu em pelo menos duas infrações. “A fiscalização gera descontentamento aos infratores, mas este foi um caso isolado. Os agentes fizeram a autuação e depois foram até a 7ª Subdivisão Policial para registrar boletim de ocorrência por ameaça. Eles continuarão realizando seu trabalho e agora a Justiça tomará as devidas providências”, afirmou Dianês Piffer.

Os agentes atuam em toda a área urbana em turnos de seis horas, das 7h às 13h e das 12h30 às 18h30 de segunda a sexta-feira, nas manhãs de sábado e em escalas especiais, quando necessário.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal