Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

06/05/2022

Secretaria de Saúde de Umuarama promove 1° Encontro de Ostomizados

Secretaria de Saúde de Umuarama promove 1° Encontro de Ostomizados

Com uma média de 800 bolsas coletoras para ostomias distribuídas por mês, o Setor de Assistência em Saúde promoveu na manhã desta quinta-feira (5) o 1° Encontro de Ostomizados de Umuarama, com o tema ‘O Cuidado da Pessoa Ostomizada’. O evento teve como objetivo promover suporte técnico, troca de vivências e apresentar novas informações a pacientes, familiares e profissionais.

A assistente social Caroline Oliveira Bagli, coordenadora do Setor de Assistência em Saúde, pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura, ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina. “Assim como auxiliar na respiração ou na alimentação, essa abertura se chama estoma (ou ostoma). Atendemos em nosso setor a 80 pacientes ativos, oferecendo todo apoio necessário”, relata.

Durante o encontro foram apresentados temas como cuidados especiais para as pessoas ostomizadas e prevenção e tratamento de complicações no estoma. “Neste primeiro encontro, o destaque foi o momento em que os pacientes tiveram oportunidade de compartilhar suas experiências e vivências com a ostomia. Essa troca de conhecimentos foi bastante estimulante, tanto que já estamos programando uma série de encontros mensais”, comentou a nutricionista Taís Campos André Rodrigues.

Oferecer informações sobre os cuidados para que as pessoas ostomizadas possam viver com qualidade e de forma autônoma é um dos objetivos da equipe técnica do Setor de Assistência em Saúde. “Disponibilizar, sem custo algum ao paciente, todo material, informações e apoio necessários para que ele tenha uma vida o mais tranquila possível é nossa determinação”, resume Aparecida Cristina Marcos, profissional do Setor, responsável pela entrega das bolsas coletoras.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal