Umuarama, sexta-feira, 19 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

20/04/2022

Prefeito Pimentel participa da inauguração de laboratório no IFPR

Prefeito Pimentel participa da inauguração de laboratório no IFPR

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) inaugurou seu mais novo bloco no campus Umuarama. Trata-se do Laboratório de Processos Construtivos, espaço técnico que será utilizado por acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo e alunos do curso de Tecnologia em Construção Civil. O prefeito Hermes Pimentel prestigiou o evento realizado na manhã desta terça-feira (19).

O diretor Carlos José Dallanora relatou que a construção da obra foi possível devido à redução de custos no campus local, especialmente no período da pandemia de coronavírus em que as aulas presenciais foram interrompidas. “Conseguimos economizar e pudemos investir R$ 326 mil em recursos próprios na construção desse importante laboratório. Vale destacar que a empresa contratada por meio para a execução da obra é de Umuarama, ou seja, mais recursos ainda para o município”, observou.

Convidado para o evento, o deputado federal Zeca Dirceu destacou sua parceria ‘de longa data’ com o IFPR. “Para mim é motivo de muita satisfação estar aqui para esta inauguração, pois estamos sempre lutando por emendas para privilegiar o IFPR. Investir na educação é uma determinação que tenho em minha jornada como deputado e sei o quanto essa instituição é fundamental para Umuarama e toda a região”, afirmou. O parlamentar assegurou a Dallanora que continua dedicando-se para conquistar emendas para a construção de uma usina de energia fotovoltaica na unidade.

Pimentel elogiou a administração do IFPR local, evidenciando a força da construção civil em Umuarama. “É um dos principais motores da nossa economia. Somos referência para o Estado e para o Brasil. Termos profissionais saindo daqui mais e mais preparados é fundamental para nossa cidade. Esse laboratório proporcionará aos alunos uma formação diferenciada, que vai garantir profissionais ainda mais capacitados para o mercado de trabalho”, analisou o prefeito.

Com 150 m² de área construída e equipado com instrumentos e tecnologias próprios para a realização de ensaios de materiais usados na construção civil, no Laboratório de Processos Construtivos do IFPR os acadêmicos poderão, por exemplo, realizar e observar ensaios mecânicos, químicos, magnéticos, térmicos, elétricos e hidráulicos, dentre outros. “Ele chega para complementar os trabalhos realizados em outros laboratórios já existentes no campus local – como os de maquetes, desenho, informática etc. –, aperfeiçoando ainda mais as atividades práticas desenvolvidas nos cursos”, pontuou Alexandre Milchelt, coordenador do curso de Tecnologia em Edificações.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal