Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

14/01/2022

Serviços na área da Construção Civil lideram ranking do Crea em Umuarama

Serviços na área da Construção Civil lideram ranking do Crea em Umuarama

Foram 3,1 mil ARTs emitidas na cidade no segmento da Engenharia Civil em 2021. A atividade de Engenharia Elétrica ocupou o 2º lugar e a de Mecânica/Metalúrgica, o 3º

Das 6.176 Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) de serviços profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências registrados em Umuarama em 2021, 3.114 foram do segmento da Construção Civil. Os destaques da área foram para as atividades de edificação de alvenaria, estrutura de concreto armado e instalação de sistema de esgoto sanitário. O balanço é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR), que fiscaliza e controla as atividades profissionais. No ranking, as atividades de Engenharia Elétrica (1.548) e Mecânica/Metalúrgica (580) ocuparam o segundo e terceiro lugares, respectivamente. Em quarto lugar vieram os serviços de Agronomia (500), com ARTs emitidas na produção de cereais e oleaginosas e na emissão de Receituários Agronômicos de diversas culturas.  

Pelo registro da ART, a autarquia identifica de forma legal, objetiva e rastreável, se a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados. Em relação às fiscalizações realizadas no ano passado pelo Crea-PR, a Inspetoria de Umuarama contabilizou 689 ações fiscalizatórias no período, sendo 336 no segmento da Engenharia Civil. Seguida pelas modalidades de Agronomia (151), Mecânica/Metalúrgica (71), Engenharia Elétrica (68), Química/Geologia/Minas (8), Segurança do Trabalho (7) e outras (48). As fiscalizações aconteceram seguindo todas as normas preventivas contra a Covid-19, municipais e nacionais.

O gerente da Regional Maringá do Crea-PR, engenheiro civil Hélio Xavier da Silva Filho, explica que os serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, por se tratarem de atividades que envolvem e impactam interesses sociais e humanos como a saúde, não podem ser realizados por pessoas leigas, sem formação acadêmica na área, e é através da ART que o Conselho fiscaliza e controla as atividades.

“A ART é um instrumento também de segurança, tanto para os profissionais pois delimita até onde vai a responsabilidade de cada profissional, como também para o contratante (sociedade) pois comprova que seu prestador de serviço é um profissional registrado no Crea-PR e, em caso de eventual má prestação do serviço ou descumprimento de obrigações contratuais, a ART é um documento essencial para provar a existência do contrato e de sua abrangência, mesmo que a contratação tenha sido verbal”, ressalta.

Como primeira medida de segurança para o contratante, o Crea-PR disponibiliza em seu site uma área onde qualquer cidadão pode fazer uma consulta pública sobre as empresas e profissionais habilitados no Paraná, verificando se estão com seu registo regular.

Sobre o Crea-PR
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná, criado no ano de 1934, é uma autarquia responsável pela regulamentação e fiscalização dos profissionais das áreas das engenharias, agronomias e geociências. Além de regulamentar e fiscalizar, o Crea-PR também promove ações de orientação e valorização profissional por meio de termos de fomentos disponibilizados via Editais de Chamamento.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | CREA/PR

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal