Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

26/10/2021

Umuarama ganha ponto do ciclista na Praça Portugal

Umuarama ganha ponto do ciclista na Praça Portugal

A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) está implantando um ponto de apoio ao ciclista na Praça Portugal, no início da Avenida Portugal, na Zona IV de Umuarama. A ideia é oferecer um incentivo ao hábito do pedal, combater o sedentarismo e atrair ainda mais praticantes. “Queremos despertar o gosto pela atividade física, na busca da melhora da saúde e da qualidade de vida”, disse o secretário de Esporte e Lazer do município, Jeferson Ferreira.

Diariamente, mais de 300 ciclistas passam pela Portugal em direção a estradas rurais bastante utilizadas para passeio de bicicleta. Nos finais de semana este número é ainda maior, com a presença até mesmo de pessoas de outros municípios.

“Pensando nisso criamos o Ponto do Ciclista e decidimos implantar nesta praça. Será um ponto de encontro dos praticantes, com alguns equipamentos estruturais – bicicletário, bebedouros, calibrador digital de pneus, ferramentas básicas, bancos e mesas – e também um painel com as 10 principais rotas de trajetos pela área rural do nosso município”, explicou o secretário.

O espaço deve se tornar referência entre os ciclistas da cidade e região. “Pedaladas diárias, ou mesmo em alguns dias da semana, proporcionam experiências de superação e companheirismo, além de promover mudanças psicológicas positivas e ainda valorizar o meio ambiente”, acrescenta Jefinho.

O Ponto do Ciclista segue a definição de que as praças são espaços livres urbanos destinados ao lazer e ao convívio da população, por isso devem ser acessíveis a todos. “É o espaço fundamental para a vida social, o espaço do encontro, do diálogo, da contemplação da natureza e da prática da atividade física”, destacou o secretário.

A intenção do município é munir as praças de estruturas e equipamentos que sejam atrativos e benéficos à população. Há exemplos de praças bem utilizadas, como a Miguel Rossafa, a Praça do Japão, a Santos Dumont e a Dr. Antônio Moraes de Barros, já outras permanecem ociosas e ocupadas por andarilhos e dependentes químicos – como a Praça da Bíblia e a Papa Paulo VI.

A Praça Portugal passou por completa revitalização, com obras de paisagismo e melhorias na Capela de Nossa Senhora de Fátima, da Colônia Portuguesa, cujos representantes aprovaram a ideia. “Eles estão de acordo com o Ponto do Ciclista, unindo as questões religiosas, culturais e de qualidade de vida. Ouvimos opiniões e solicitamos cooperação e parceria”, completou Jefinho. Para segurança dos frequentadores, a praça também terá duas câmeras de vigilância e monitoramento.

CICLORROTAS

Um dos destinos preferidos para pedaladas em Umuarama é o distrito de Lovat (via Avenida Portugal, rodovia PR-482 e Estrada Pioneiro). A Secretaria de Esporte e Lazer vai implantar um painel com as 10 principais rotas de ciclismo na Praça Portugal, com percursos e distâncias auferidas pela própria equipe técnica. Cada rota terá um QR Code com informações detalhadas, que poderá ser escaneado pelos ciclistas com o telefone celular.

As rotas foram pré-definidas após pesquisa realizada junto aos ciclistas. São elas CityTour, com passagem pelas ciclovias urbanas e 25 km de extensão; Lovat, também com 25 km; Bairro Cione (46 quilômetros); “Casa mal-assombrada”, na Estrada Cedro (33 km); Cachoeira Avatar, em Serra dos Dourados (63 km); Lote Oito (80 km); Graminha, nas estradas Jaborandi e Boiadeira (37 km); Vermelha e Amarela (44 km); Estradas Dias e Moema (33 km); e o percurso mais extenso, de 114 km, vai até o Salto Paiquerê, no rio Goioerê (divisa dos municípios de Mariluz e Alto Piquiri).

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal