Umuarama, quinta-feira, 28 de março de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

25/10/2021

Umuarama é homenageada em Curitiba, no Prêmio Band Cidades Excelentes

Umuarama é homenageada em Curitiba, no Prêmio Band Cidades Excelentes

Umuarama foi uma das três cidades finalistas na categoria Infraestrutura e Mobilidade Urbana, com população acima de 100 mil habitantes, do Prêmio Band Cidades Excelentes, promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Aquila. O prefeito em exercício Hermes Pimentel foi representado pelo secretário de Proteção e Defesa do Consumidor, Deybson Bittencourt, na última semana em Curitiba, na premiação às cidades que mais se destacaram.

Realizado neste ano pela primeira vez, o prêmio reconhece e incentiva propostas de gestão pública que procurem melhorar a qualidade de vida nos municípios. As cidades são ranqueadas em seis categorias (geral, eficiência fiscal, educação, saúde e bem-estar, desenvolvimento socioeconômico e infraestrutura, onde Umuarama se destacou).

Cada categoria premiou três municípios, divididos segundo seu tamanho – até 30 mil habitantes, 30 mil a 100 mil habitantes e acima de 100 mil habitantes. Foram 18 vencedores na etapa regionale os três municípios finalistas da categoria geral – Cascavel, Cianorte e Quatro Pontes (Oeste) – seguem para a etapa nacional, novembro em Brasília, com finalistas dos demais Estados. Na categoria de Umuarama, a vencedora foi Maringá, Arapongas ficou em segundo e a Capital da Amizade em terceiro.

Segundo o secretário estadual da Comunicação Social e da Cultura, João Evaristo Debiasi, o prêmio reconhece os esforços dos gestores bem-sucedidos. “A gente mora na rua, no bairro, no município. É na cidade que a vida efetivamente acontece. É hora de celebrar os gestores que se dispõem a entregar o melhor que têm de si para a sociedade”, ressaltou.

Em nome do prefeito Hermes Pimentel, o secretário Deybson destacou que foi um privilégio poder representar Umuarama em um evento tão importante como esse. “É bom poder ver que o nosso município tem se destacado no cenário estadual como uma das cidades acima de 100 mil habitantes que mais investem em infraestrutura e, com isso, vem se consolidando como uma das principais cidades do Estado do Paraná”, avaliou. O evento também serviu para conhecer experiências de sucesso que poderão ser replicadas nos municípios.

Já Pimentel comentou que Umuarama se destacou na categoria infraestrutura, que avaliou a oferta de serviços coletivos urbanos, o percentual de abastecimento de água e a frota de veículos por habitante, entre outros critérios. “Nossa cidade está muito bem nesses e em outros indicadores, mas ainda podemos melhorar. Por isso estamos administrando focados no bem-estar da população, na educação, na moradia e na saúde. Precisamos desenvolver as várias camadas da sociedade para que o crescimento seja sólido e justo para todos”, apontou o prefeito.

Para indicar os finalistas, o Instituto Aquila avalia os 5.570 municípios brasileiros com indicadores específicos em cada categoria. João Carlos Saad, presidente do Grupo Bandeirantes, explicou que esta primeira edição do prêmio é resultado de 13 anos de planejamento e aperfeiçoamento da metodologia utilizada pelo instituto.

Na saúde, contam indicadores como cobertura estratégica de saúde da família, expectativa de vida e número de leitos e profissionais da saúde por habitantes. Já o desenvolvimento econômico leva em conta o PIB per capita, o índice GINI e a porcentagem da população economicamente ativa empregada, entre outros. Na educação, entram critérios como analfabetismo, expectativa de anos de estudo e gastos em educação. Na eficiência fiscal, avaliam-se porcentagem de endividamento, autonomia fiscal, investimento per capita e índice de transparência. Já na geral, é levado em consideração uma média de todas as categorias.

 

PUBLICIDADE

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal