Umuarama, terça-feira, 23 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/07/2021

Diante da previsão de frio intenso, Assistência Social de Umuarama prepara ações para ampliar acolhimento

Diante da previsão de frio intenso, Assistência Social de Umuarama prepara ações para ampliar acolhimento

Diante das previsões de frio intenso para esta semana, a Secretaria Municipal de Assistência Social reuniu coordenadores de setores e representantes de instituições assistenciais parceiras, além da Guarda Municipal, para alinhar uma estratégia para ampliar o atendimento às pessoas em situação de rua e indígenas de passagem pela cidade. A preocupação é não deixar essa população exposta às baixas temperaturas, embora o acolhimento em abrigos tenha de ser voluntário – por opção das pessoas.

A secretária de Assistência Social, Izamara Amado de Moura, lembrou que o atendimento já existe. “Com o apoio de parceiros importantes como a Apromo (Associação de Apoio à Promoção Profissional), a Casa da Sopa Dr. Leopoldino e também o Centro Pop, oferecemos acolhimento e alimentação à população em situação de rua. Além de 68 vagas de acolhimento na Apromo 1 e 2 (com banho, pouso e quatro refeições) – a maioria já ocupadas – e almoço, também temos cobertores à disposição para os que não aceitam o acolhimento”, lembrou a secretária.

Com o agravamento do frio, a tendência é que mais pessoas procurem o abrigo. Por isso, a secretaria já providenciou colchões e mantas. Já o presidente da Apromo, Júnior Lopes, solicitou doações. “Precisamos de cobertores, agasalhos e calçados, especialmente masculinos, porque em baixas temperaturas é mais difícil secar as roupas de cama e as vestimentas dos atendidos”, acrescentou.

O coordenador do Centro Pop, Roger Giopatto, disse que a equipe tem feito abordagens diárias nos pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua. “Embora a maioria aceite a atenção das entidades, alguns se recusam a ir para abrigos e outros desacreditam na previsão de frio intenso”, disse. O mesmo ocorre com um grupo de indígenas alojado na Praça da Bíblia, ao lado do terminal urbano, e com usuários de drogas que transitam entorno da estação rodoviária.

A diretora voluntária da Casa da Sopa, Izabela Gomes Simões, se propôs a reforçar a alimentação nos próximos dias. “Temos que nos preparar para não deixar ninguém desamparado, caso aceitem a oferta de acolhimento – que não pode ser forçado”, lembrou Izamara.

A secretária também pediu que os parceiros estejam atentos a eventuais demandas que possam surgir nos próximos dias, com a expectativa de aumento no número de pessoas em situação de rua – hoje são cerca de 50 pessoas de Umuarama e outros que chegam diariamente, enviados por municípios da região que não contam com uma boa estrutura de atendimento social. “Cada município deve organizar seus atendimentos a esta população de rua, mas faremos o possível para não deixar ninguém sem assistência”, disse Izamara.

Júnior Lopes lembrou que o acolhimento na Apromo tem algumas regras de convivência e horários de entrada e saída, mas que a entidade não pode ‘segurar’ quem deseja voltar para as ruas, mesmo nas noites frias.

“Vamos atender com o que temos à disposição e contamos com o apoio da comunidade, seja doando cobertores e agasalhos, seja informando sobre necessidades dessa população. Se necessário, vamos buscar apoio de outras entidades e das igrejas. Estamos juntando esforços para que ninguém fique desassistido”, completou a secretária Izamara de Moura. Participaram da reunião, ainda, a chefe da Divisão de Proteção Social Especial, Sandra de Sousa Oliveira Prates, o secretário municipal de Defesa Social, Valdecir Capelli, o diretor da Guarda Municipal, inspetor Valdiney Rissato, e a diretora de Assistência Social, Adnetra Vieira dos Prazeres Santana.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal