Umuarama, sexta-feira, 26 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

27/07/2021

Com 286 loteamentos aprovados, setor imobiliário é um dos pilares do desenvolvimento em Umuarama

Com 286 loteamentos aprovados, setor imobiliário é um dos pilares do desenvolvimento em Umuarama

Nos últimos anos, Umuarama vem registrando sucessivos aumentos nos índices da construção civil, graças ao volume de obras tanto de residências como de comércios, indústrias e outros segmentos. Parte desse resultado se deve à quantidade de loteamentos existentes no município. Devido ao aquecimento do setor imobiliário, a cidade sempre tem um grande número de residências e apartamentos em construção, movimentando o comércio e gerando empregos.

Um levantamento recente da Secretaria Municipal de Obras, Planejamento Urbano, Projetos Técnicos e Habitação, realizado pelo diretor de Planejamento Urbano, Antônio Carlos Lavagnini, revela que Umuarama conta hoje com 286 loteamentos (entre aprovados e reaprovados), que totalizam aproximadamente 80 mil lotes – praticamente dois lotes para cada grupo de três habitantes.

Os primeiros bairros da cidade foram criados pela Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, durante a instalação da infraestrutura urbana, nas décadas de 50 e 60 – na época Umuarama foi dividida em zonas, cuja nomenclatura prevalece até hoje. Já os primeiros loteamentos foram aprovados na década de 70 e tiveram maior expansão a partir dos anos 2000.

O primeiro loteamento aprovado em Umuarama foi o Jardim Panorama, depois veio o Jardim Tangará, por meio do decreto 094/1972, pelo então prefeito João Cioni Netto, em agosto de 1972. No mesmo ano foi aprovado também o Jardim Alvorada (decreto 127/1972) e no ano seguinte os jardins Bonfim, Social e Iguaçu e o Parque Presidente. Até o final dos anos 70 foram aprovados/reaprovados 34 loteamentos.

Sob a gestão do prefeito Celso Pozzobom foram aprovados/reaprovados 29 jardins, parques e loteamentos residenciais – os primeiros deles em 30 de março de 2017 (reaprovação do Jardim Império do Sol II) e em 11 de julho do mesmo ano (Jardim Antártica). Já os últimos foram o Residencial Japão e o Jardim Português, ambos neste ano. “A reaprovação de loteamentos acontece depois que a loteadora cumpre todos os requisitos de infraestrutura exigidos pelo município. Temos um cuidado muito grande com a pavimentação, galerias pluviais e rede de esgoto em nossa gestão”, comentou o prefeito.

DESENVOLVIMENTO

A evolução do setor imobiliário contribui para sustentar o desenvolvimento de Umuarama. “A administração municipal tem se empenhado em projetos e programas para ampliar a oferta de serviços nas áreas de educação, saúde, assistência social, agropecuária, indústria e comércio, cultura, esporte e lazer, entre outras, para que a cidade mantenha o crescimento e não seja afetada com intensidade por crises ou acontecimentos de impacto socioeconômico, como a pandemia do coronavírus, neste momento”, avalia o prefeito.

Segundo Celso Pozzobom, o fato de Umuarama ter um setor de construção aquecido mesmo neste momento de pandemia é prova de que se pode acreditar no potencial de Umuarama e na capacidade da administração em promover o desenvolvimento. Na visão do prefeito, ao lotear e construir, o morador, o investidor e o empreendedor tornam-se parceiros da Prefeitura no crescimento da cidade.

“Juntos, somando forças, faremos com que Umuarama cresça de forma ordenada, como vem acontecendo. Por isso desejo muito sucesso aos empreendedores da construção civil e ao umuaramense que investe na sua casa própria”, completou.

ALTOS ÍNDICES

O secretário Isamu Oshima lembra que neste ano, a construção civil sentiu um grande impulso com o início de diversas obras de pequeno, médio e grande porte aprovadas em maio, pela Diretoria de Planejamento Urbano de Prefeitura. Foi o maior índice de aprovação de projetos dos últimos dez anos, referente aos meses de maio: 39.840,68 m².

Desde 2012 a cidade não registrava um volume tão alto de projetos aprovados para obras naquele mês. Em todo o ano de 2020, apenas outubro registrou índice superior (46,5 mil m²) e antes disso, somente junho de 2017 (45,1 mil m²). “Os projetos de obras acumulados em 2021 já totalizam 118.450,39 m², maior resultado dos últimos três anos, o que perfaz uma média mensal de 19.741,73 m². Essa estabilidade na faixa dos 20 mil m² aprovados mensalmente reflete o crescimento constante de Umuarama, do ponto de vista da construção civil”, afirmou o secretário.

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal