Umuarama, sábado, 20 de abril de 2024 ESCOLHA SUA CIDADE

Umuarama

12/06/2021

Adaptado para tempos de pandemia, Vida Ativa Melhor Idade segue firme

Adaptado para tempos de pandemia, Vida Ativa Melhor Idade segue firme

Atividades recreativas, alongamento, circuito funcional, ginástica aeróbica e – quando possível – passeios para pessoas acima dos 60 anos. Com algumas adaptações por conta das medidas de segurança exigidas neste momento, esta é a proposta do projeto “Vida Ativa Melhor Idade”, que envolve centenas de idosos de Umuarama em busca de saúde e mais qualidade de vida.

Especialmente na pandemia de coronavírus, que além de afetar a saúde física também tem efeitos devastadores na autoestima e nos campos emocional e psicológico, a atividade física e o contato com os professores – mesmo que virtual – tem proporcionado momentos de alegria e esperança aos participantes.

“A pandemia trouxe dificuldades, passou a exigir mais cuidados e uma atenção especial dos profissionais de Educação Física na preparação. Mesmo assim, continuamos a todo vapor com atividades, principalmente para idosos que já tomaram as duas doses da vacina. O ‘Vida Ativa Melhor Idade’ segue firme”, informou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Jeferson Ferreira, principal idealizador do projeto.

Hoje os idosos já vacinados se reúnem em pequenos grupos, das residências, e recebem a visita dos professores para motivação e acompanhamento dos exercícios. “Para aqueles que têm acesso à internet, as atividades estão sendo ministradas através de ‘lives’ e por vídeos postados nas redes sociais da Prefeitura de Umuarama”, acrescentou o secretário.

Em tempos normais o projeto conta com 15 grupos, que têm por base o Salão Santa Clara, da Paróquia São Francisco de Assis, salões paroquiais das igrejas Nossa Senhora Aparecida e São Vicente Palotti, salão comunitário do Parque 1º de Maio, Centro da Juventude na Praça Sete de Setembro, Igreja São Lucas e São Cristóvão e Ginásio de Esportes Mário Oncken (Jardim Panorama).

Ainda os salões comunitários do Parque Laranjeiras e Parque das Jabuticabeiras, salão paroquial no distrito de Serra dos Dourados, Igreja Sara Nossa Terra no Conjunto Sonho Meu, ginásio de esportes do Parque Industrial, Parque Dom Pedro I, salão paroquial do distrito de Santa Eliza Catedral do Divino Espírito Santo, também no salão paroquial.

“São regiões estratégicas da sede e distritos escolhidas para ficarmos mais perto do público e oferecermos mais opções de escolha aos participantes. A participação é gratuita e os interessados devem manter contato pelo telefone (44) 3906-1090. Já temos um cronograma com datas e horários, mas faremos o possível para atender a toda a demanda”, reforçou Jefinho.

TIME ANIMADO

A proposta, que tem o apoio do prefeito Celo Pozzobom, é oferecer à terceira idade uma opção para se manter ativo, beneficiando a parte física e mental e reforçando o convívio com vizinhos, familiares e amigos da mesma faixa etária. A Smel dispõe de toda a estrutura para as atividades e um animado time de professores, comprometidos com a qualidade de vida dessa população.

“Com atividades recreativas, aeróbicas, ginásticas especiais, alongamentos, jogos e entretenimento, o foco é a integração entre as pessoas, que resulta em saúde. A participação é recomendada a todos que querem se alongar, esticar e movimentar o corpo”, completou o secretário.

O prefeito Celso Pozzobom acompanha de perto o projeto. “É um prazer ver a alegria dos participantes e o carinho com que a equipe da Secretaria de Esporte e Lazer trata esses grupos. A integração com pessoas da mesma idade, a alegria de um ambiente diferente da rotina e a atividade física só podem fazer bem para todos nós. Esperamos que as atividades de grupo possam ser retomadas o quanto antes, com a vacinação e o controle da pandemia”, afirmou o prefeito.

DEPOIMENTOS

Lúcia Rodrigues, 57 anos – Faço parte do Vida Ativa e nesse momento de pandemia, como a gente não pode sair, temos atividades em casa, com controle, com álcool, com máscara. Está sendo muito bom porque a gente não se vê, e é um momento de estarmos juntos por 15, 20 minutos, para conversarmos, alongarmos, é um momento maravilhoso. Tenho fé que logo vai passar essa fase e a gente vai se reunir em grande quantidade, que aí a conversa será boa mesmo. Graças a Deus que temos os professores, com todo esse ânimo, acompanhando a gente. É muito bom e seu Deus quiser logo estará melhor, como antes, quando tínhamos os nossos passeios, viagens, confraternização, era maravilhoso. Isso vai passar e vai retornar tudo ainda melhor. Abraço a todos!

Clau Soares da Silva, 67 anos – Faço alongamento há muitos anos porque o alongamento pra mim é de extrema importância, pois alivia as dores musculares, o estresse desses tempos de pandemia, e agora temos de trabalhar tanto para o nosso corpo quanto para a mente. Eu tenho feito atividades mesmo quando não tinha ações do projeto e faço caminhada em volta da casa. Digo que isso é vida, pra mim alongamento é vida.

Marina Bezerra – Participo já há algum tempo do grupo de alongamento. Quero parabenizar a cidade de Umuarama pelo aniversário e agradecer aos nossos professores, que dão um carinho especial para a gente. Na idade que estamos, todos meio “tortos”, com dificuldade, eles vêm com muito carinho dar aula pra gente alongar. Isso ajuda muito tanto na vida quanto na nossa alegria. Saber que eles tiram tempo pra vir ajudar a gente a se mexer, fazer a gente sorrir, mesmo nessa pandemia que a gente não pode sair de casa. Os professores nos reúnem na porta de casa pra fazer atividade do portão pra fora, fazer o nosso alongamento. Para a gente que tava aqui preso é uma grande alegria. Só tenho a agradecer aos professores. Hoje somos uma turma muito grande, muita gente vacinada, e eles só podem ir onde estão vacinados. Sentimos alegria de ver eles e mexer o corpo porque nessa época a gente ficou muito preso, não podia caminhar, não podia fazer nada. Pra nossa saúde esses professores são uma bênção. Agradeço a Prefeitura e que nunca deixem esses grupos acabarem. Obrigado a todos!

 

Fonte: UMUARAMA | CIDADE PORTAL | PREFEITURA MUNICIPAL DE UMUARAMA

OPINE!

CIDADE PORTAL
(44) 3522-7297 | (44) 99979-8991 | (44) 99979-3334
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio
de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Site CIDADE PORTAL.

Desenvolvido por Cidade Portal